Apresentação


Personalidade...

O Cariri Cangaço é uma "Marca Registrada" do Instituto Cariri do Brasil; instituição privada sem fins lucrativos, de personalidade jurídica com sede e foro na cidade de Fortaleza no estado do Ceará. Possui uma Diretoria Executiva, um Conselho Fiscal e de acordo com seus estatutos, um Conselho Consultivo com a possibilidade de até 50 componentes; definidos estatutariamente através de voto direto e secreto pelos atuais conselheiros ou indicados pela Diretoria Executiva; tendo como patrono o escritor Alcino Alves Costa, da cidade de Poço Redondo em Sergipe; um dos mais destacados e festejados escritores da temática cangaço, do Brasil e primeiro Conselheiro do Cariri Cangaço. 

Natureza...

O Cariri Cangaço é um evento de cunho turístico-cultural e histórico-científico que reúne alguns dos mais destacados pesquisadores e historiadores das temáticas; cangaço, coronelismo, misticismo, messianismo e correlatos ao sertão e ao nordeste, do Brasil, configurando-se em seu décimo segundo ano de realização , como o maior e mais respeitado evento do gênero no país. 


Formato...

Com um formato específico; de caráter itinerante, reúne a partir de uma programação plural, dinâmica e universal, personalidades locais, regionais e nacionais; do universo da pesquisa e estudo das temáticas ligadas ao Cangaço, Tradições e Histórias do Nordeste, em conferências e debates, visitas técnicas e acadêmicas; mostras de cinema , vídeo e documentários, exposições de arte, latada do livro; com lançamentos e feiras literárias. O Cariri Cangaço atualmente se configura como o maior e mais respeitado fórum de debates e aprofundamento sobre temas ligados ao Cangaço. O evento contempla também  temáticas capilares ligadas ao fenômeno, como: Messianismo, Coronelismo, Religiosidade, Tradição, Cultura, Musica , Culinária e Estética, unidos a partir de um evento único no Brasil e no mundo.

Inovação...

No ano de 2013, o Cariri Cangaço rompeu as barreiras do Ceará e começou sua expansão e descentralização; se estabeleceu inicialmente em mais dois estados da federação, inaugurando mais um empreendimento vitorioso com a marca Cariri Cangaço nas cidades de Souza, Nazarezinho e Lastro, na Paraíba e Piranhas em Alagoas. Já em 2015 novamente mais dois municípios da Paraíba; as tradicionais Princesa Isabel e São José de Princesa/ Patos de Irerê ; e em seguida o estado de Sergipe viria a somar à Família Cariri Cangaço com o município de Poço Redondo. Em 2016 o Cariri Cangaço chegava ao quinto estado: Pernambuco com o município de Floresta e Nazaré do Pico, em Maio e em Julho foi a vez de Água Branca também em Alagoas. Em 2017 foi a vez de Exu; terra do Rei do Baião e Serrita, da Missa do Vaqueiro; ambos em Pernambuco, entrar para o rol de sedes do evento. Em 2018 as ousadas e inéditas iniciativas com a primeira capital: Fortaleza e a chegada ao sexto estado, Bahia com o município de Pedro Alexandre, a Serra Negra, e mais uma iniciativa em Pernambuco, desta vez o município de São José de Belmonte, a terra da Pedra do Reino. Em 2019 mais duas iniciativas inéditas: Quixeramobim, berço de Antônio Conselheiro e Brejo Santo, no cariri cearense recebem pela primeira vez o Cariri Cangaço que no ano em que completa 12 anos, consolida-se como o maior e mais respeitado evento do gênero no Brasil.

Sedes...

Atualmente já são sedes oficiais do Cariri Cangaço, 23 municípios, sendo: No Ceará - Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro, Porteiras, Lavras da Mangabeira, Quixeramobim e Brejo Santo ; na Paraíba - Sousa, Nazarezinho e Lastro, Princesa Isabel e São José de Princesa, em Alagoas; Piranhas e Água Branca; em Sergipe, Poço Redondo; Floresta, Exu, Serrita e São José de Belmonte no estado de Pernambuco e Pedro Alexandre na Bahia.

Manoel Severo

Futuro...

Para o futuro: Cidades como Quixadá, Sobral, Mauriti, Jati e Jardim se unem a  região dos Inhamuns para fortalecerem o elenco de cidades cearenses que deverão inaugurar suas participações nos próximos Cariri Cangaço. Os estados do Rio Grande do Norte com Natal, Mossoró, Marcelino Vieira e Patu , se configuram como um enorme e encantador desafio; Pernambuco vem com força total com os cenários espetaculares de Triunfo, Calumbi, Flores e Serra Talhada e o ousado Projeto de Petrolina; já a Paraíba com Catolé do Rocha, Cajazeirinha e Pombal, se fortalecem dentro da Família Cariri Cangaço para os próximos anos . A Bahia chega forte mais uma vez com Paulo Afonso, Belo Monte e sua enigmática Canudos; Sergipe traz Dores, Frei Paulo, Capela, Propriá e Glória para se unir a Poço Redondo, na mais autentica demonstração da integração da alma nordestina.

Capitais...

Outro ousado projeto com a Marca Cariri Cangaço é a chegada do empreendimento às capitais nordestinas. Primeiro veio Fortaleza em abril de 2018. Nos próximos anos teremos Natal, João Pessoa, Aracaju, Recife e Salvador sob uma nova formatação; própria para o ambiente e o público das capitais e mais na frente: Teresina e Maceió. Comissões já foram definidas em cada uma dessas capitais para o trabalho a ser desenvolvido.

Além Mar...

A mais surpreendente de todas as iniciativas Cariri Cangaço, sem dúvidas guarda também sua estreia para o ano de 2023. O Projeto do Cariri Cangaço "Além Mar", espetacular empreendimento de levar o Cariri Cangaço para a Europa, principalmente para a Península Ibérica: Portugal e Espanha e posteriormente para os Países de Língua Portuguesa num esforço de fortalecer a integração cultural lusofônica. As tratativas já se iniciaram desde 2016 em visitas a Lisboa e Toledo; com perspectivas positivas seguindo com o planejamento em reuniões no Brasil e Portugal; teremos assim a primeira experiência internacional do Cariri Cangaço.

O tempo não para e são muitos os desafios do Cariri Cangaço,  iniciativas ousadas e que possuem um único objetivo: Fomentar a perpetuação da Memória de nosso sertão. Nosso legado é estabelecer de forma concreta o Cariri Cangaço como indutor forte do fortalecimento de nosso memória e historia. Hoje o Cariri Cangaço se traduz como a mais surpreendente e vitoriosa iniciativa do gênero, integrando todo o território nordestino em torno do tema central :Cangaço e Nordeste.

Plataformas Digitais e Redes Sociais...

Com o advento em fevereiro de 2020 da Pandemia do COVID 19, o Cariri Cangaço que mantinha uma agenda dinâmica e surpreendente de eventos presenciais, se reinventa e inaugura mais duas frentes de propagação da memoria e historia do sertão. Em setembro do mesmo ano é criado o Canal do Cariri Cangaço no YouTube e ao mesmo tempo é lançado o primeiro programa do canal; SEMANAL e AO VIVO nasceu os "Grandes Encontros Cariri Cangaço"; reunindo para conferências e debates, on line, algumas das mais destacadas personalidades do universo da pesquisa e estudo de temas nordestinos. Em Março de 2021 estreia na plataforma Instagram mais um programa da marca: "Cariri Cangaço Personalidade" , com um outro formato e essência, entrevistando também semanalmente e ao vivo, personalidades do mundo das artes e das culturas. Em junho de 2021 o Canal do YouTube do Cariri Cangaço inovou com mais um programa ao vivo e bimestral: Cariri Cangaço Opinião; mais polêmico, controverso, provocador, tudo na direção do fomento  e consolidação da memoria e historia do sertão.

Manoel Severo, criador e curador do Cariri Cangaço

Cariri Cangaço uma construção de muitas mãos, 
e muita emoção...

Manoel Severo Gurgel Barbosa
Presidente do Conselho Curador 
Cariri Cangaço


CARIRI CANGAÇO DO BRASIL


O Cariri Cangaço é uma promoção do Instituto Cariri do Brasil; uma realização dos municípios parceiros e instituições culturais.
Tem o apoio da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço; 
da ABLAC - Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço;
do GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará;  
GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço; 
GFEC- Grupo Florestano de Estudos do Cangaço;
GECAPE - Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco;
Grupo de Estudos do Cangaço Alcino Alves Costa.
 Possui uma Diretoria Executiva, um Conselho Consultivo composto por até 50 componentes e um Curador.
Para participar não é necessário inscrições prévias e nem são cobradas nenhum tipo de taxas.

Manoel Severo.

Curador e Coordenador 







          
Visite também a Aba Superior de nosso blog e nas páginas de cada evento, acompanhe toda a programação , conferências, convidados, visitas, mesas temáticas e fotos de todas as edições.

5 comentários:

joaquim disse...

GOSTEI DO EVENTO HISTÓRICO RESTAURANDO A HISTORIA DO BRASIL NESTA PARTE DO TERRITORIO, NASCI NESTA CIDADE DE SANTANA DO CARIRI AOS 09.01.1950, LÁ ESTIVE EM JULHO/2013. QUANDO ENTÃO PUDE VER DE ONDE VIERAM MINHAS RAIZES. PARABENS

Unknown disse...

Fico muito feliz de ver como a cultura do Cangaço é cuidadosamente explicada aqui no Cariri Cangaço! Parabéns a todos que fazem essa família!!

Carlos Henrique Leite disse...

Gostaria de enviar texto referente ao cangaço. carloshleite@gmail.com

CARIRI CANGAÇO disse...

Carlos Henrique , boa noite, pode enviar para:

ccangaco@gmail.com

inclua nome, endereço e contato / zap
Abração
Manoel Severo

Anônimo disse...

Parabéns , muito bom esse documentário.