Apresentação

Natureza...


O Cariri Cangaço é um evento de cunho turístico-cultural e histórico-científico que reúne os mais destacados pesquisadores e historiadores das temáticas; cangaço, coronelismo, misticismo, messianismo e correlatos ao sertão e ao nordeste, do Brasil, configurando-se em seu oitavo ano de realização , como o maior e mais respeitado evento do gênero no país. 


Formato...

Com um formato específico; de caráter itinerante, reúne a partir de uma programação plural, dinâmica e universal, personalidades locais, regionais e nacionais; do universo da pesquisa e estudo das temáticas ligadas ao Cangaço, Tradições e Histórias do Nordeste, em conferências e debates, visitas técnicas e acadêmicas; mostras de cinema , vídeo e documentários, exposições de arte, latada do livro; com lançamentos e feiras literárias. 

O Cariri Cangaço atualmente se configura como o maior e mais respeitado fórum de debates e aprofundamento sobre temas ligados ao Nordeste; Cangaço, Messianismo, Coronelismo, Religiosidade, Tradição, Cultura, Musica , Culinária e Estética, unidos a partir de um evento único no Brasil e no mundo.


Inovação...

No ano de 2013, o Cariri Cangaço rompeu as barreiras do Ceará e começou sua expansão e descentralização; se estabeleceu inicialmente em mais dois estados da federação: Paraíba e Alagoas inaugurando mais um empreendimento vitorioso com a marca Cariri Cangaço. Já em 2015 novamente mais dois municípios da Paraíba, as tradicionais Princesa Isabel e São José de Princesa, e logo depois Sergipe viria a somar à Família Cariri Cangaço com o município de Poço Redondo. Em 2016 o Cariri Cangaço chegava ao quinto estado: Pernambuco com o município de Floresta em Maio e e Julho foi a vez de Água Branca também em Alagoas, consolidando o Cariri Cangaço como o maior e mais respeitado evento do gênero no Brasil.

Sedes...

Atualmente já são sedes oficiais do Cariri Cangaço, os municípios; no Ceará - Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro, Porteiras e Lavras da Mangabeira ; na Paraíba - Sousa, Nazarezinho e Lastro, Princesa Isabel e São José de Princesa e em Alagoas, Piranhas, e Água Branca; em Sergipe, Poço Redondo e Floresta no estado de Pernambuco.

Futuro...

No Ceará, as cidade de Brejo Santo,Mauriti, Jati e Jardim se unem ao elenco de cidades do cariri cearense que deverão inaugurar suas participações nos próximos Cariri Cangaço.  Iniciativas ousadas também deverão contemplar a região cearense dos Inhamuns com Crateús, Tauá e Aiuaba, e o sertão central: Quixadá e Quixeramobim, se inserem no contexto de futuras realizações do Cariri Cangaço.

Os estados do Rio Grande do Norte com Mossoró, Marcelino Vieira e Patu , se configuram como um enorme e encantador desafio; Pernambuco vem com força total com os cenários espetaculares de Exu e Serrita, além da bela Triunfo e o ousado Projeto de Petrolina; já a Paraíba com Catolé do Rocha, Cajazeirinha e Pombal, se fortalecem dentro da Família Cariri Cangaço para os próximos anos .

A Bahia chega forte com Paulo Afonso e Sergipe traz Propriá e Glória para se unir a Poço Redondo, na mais autentica demonstração da integração da alma nordestina.

Capitais...

Outro ousado projeto com a Marca Cariri Cangaço é a chegada do empreendimento às capitais nordestinas. Em 2017 possivelmente João Pessoa terá o Cariri Cangaço sob uma nova formatação, própria para o ambiente e o público das capitais. Nos anos seguintes:Teresina, Natal, Fortaleza, Recife, Aracaju e Salvador.

Além Mar...

A mais surpreendente de todas as iniciativas Cariri Cangaço, sem dúvidas guarda também sua estréia para o ano de 2017 . O Projeto do Cariri Cangaço "Além Mar", espetacular empreendimento de levar o Cariri Cangaço para a Europa, principalmente para a Península Ibérica, Portugal e Espanha. As tratativas já se iniciaram ainda neste 2016 para perspectivas positivas até o segundo semestre de 2017 em Lisboa, primeira experiência internacional do Cariri Cangaço.

O tempo não pára e são muitos os desafios do Cariri Cangaço  iniciativas ousadas e que possuem um único objetivo: Fomentar a perpetuação da Memória de nosso sertão. Anotem estes nomes: Exu, Serrita, Triunfo e Petrolina em Pernambuco; Delmiro Gouveia em Alagoas, Catolé do Rocha, Pombal e Cajazeirinha na Paraíba; Brejo Santo, Mauriti, Jardim, Tauá, Aiuaba, Crateús e Quixeramobim no Ceará, Paulo Afonso na Bahia, Poço Redondo, Propriá e Glória em Sergipe, além do espetacular Projeto do Cariri Cangaço Capital !!! Nos aguardem...

Nosso legado é estabelecer de forma concreta o Cariri Cangaço como indutor forte do fortalecimento de nosso memória e historia. Hoje o Cariri Cangaço se traduz como a mais surpreendente e vitoriosa iniciativa do gênero, integrando todo o território nordestino em torno do tema central :Cangaço e Nordeste.

Cariri Cangaço uma construção de muitas mãos, e muita emoção...

Manoel Severo
Presidente do Conselho Curador 
Cariri Cangaço


CARIRI CANGAÇO DO BRASIL


O Cariri Cangaço é uma promoção do Instituto Cariri do Brasil; uma realização dos municípios parceiros e instituições culturais.
Tem o apoio da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, do GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará,  GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço; GFEC- Grupo Florestano de Estudos do Cangaço. Possui uma Diretoria Executiva, um Conselho Consultivo composto por até 50 componentes e um Curador.
Para participar não é necessário inscrições prévias e nem são cobradas nenhum tipo de taxa.


Manoel Severo.

Curador e Coordenador 







          
Visite também a Aba Superior de nosso blog e nas páginas de cada evento, acompanhe toda a programação , conferências, convidados, 
visitas, mesas temáticas e 
fotos de todas as edições.

Um comentário:

joaquim disse...

GOSTEI DO EVENTO HISTÓRICO RESTAURANDO A HISTORIA DO BRASIL NESTA PARTE DO TERRITORIO, NASCI NESTA CIDADE DE SANTANA DO CARIRI AOS 09.01.1950, LÁ ESTIVE EM JULHO/2013. QUANDO ENTÃO PUDE VER DE ONDE VIERAM MINHAS RAIZES. PARABENS