Os Chicos

  
"Este é o espaço do projeto Os Chicos do jornalista Gustavo Nolasco e do fotógrafo Leo Drumond, aprovado pela Lei Rouanet e com patrocínio da CEMIG e da CBMM.Aqui será documentada a cultura oral das comunidades do rio São Francisco.

Mineiros de Belo Horizonte, Nolasco e Drumond percorrerão os 2.700 Km do Velho Chico, das serras de Minas até a pancada do mar.Vão buscar os "Chicos" e "Chicas" que fazem a vida de um dos mais importantes rios do mundo. Este é um espaço para todos amantes do Velho Chico participarem de suas histórias, folclore e discussões.

Sejam bem vindos a essa ribeira!"

Com esse simpático texto de boas vindas, o jornalista Gustavo Nolasco e o fotógrafo Leo Drumond, nos convidam a navegarmos nas caudalosas águas e histórias do Velho Chico.O Cariri Cangaço parabeniza aos amigos Nolasco e Drumond pelo brilhante trabalho e a grande aventura.

Imagens de Leo Drumond
 
Com os amigos, um pouco de "Os Chicos"...

"A palavra “cantinho” pode trazer infinitos significados. Lugarzinho pequeno, aconchegante; beirada, lugarzinho tranqüilo. E em alguns casos, é usada para definir o lugar predileto das pessoas: “esse é meu cantinho preferido”.Se os 2.700 quilômetros do rio São Francisco têm um “cantinho”, sem dúvida, esse lugarzinho gostoso, aconchegante, tranqüilo e de beirada é Piranhas, cidade de Alagoas. O mais lindo e colorido pedaço de margem de todo o Velho Chico.Este cantinho é tão pequeno que mal dá conta de segurar tanta história que já presenciou. E foi assim, por não conseguir guardar segredo, que Piranhas deu com a língua nos..."

"O dia que Aladim não realizou desejos.As escunas lotadas de turistas brancos, lambuzados de protetor solar, parte do cais de Piaçabuçu duas, três vezes por semana. Ligam o forró brega e iniciam a descida até a foz do rio São Francisco.O guia faz a explicação sobre a última ilha do Velho Chico, a Ilha da Criminosa, como alguns moradores da região a batizaram. Assim a chamam porque eram nos seus galhos que ficavam presos os corpos de pessoas assassinadas e lançadas nas águas do São Francisco.
E a diversão é garantida quando as escunas, lambuzadas de turistas brancos protegidos do sol..."

Tudo e isso e muito mais em www.oschicos.com.br/blog vale a pena conferir.

Manoel Severo

Nenhum comentário: