Breves Memórias do Espaço e do Tempo; de Melquíades Pinto Paiva

Melquíades Pinto Paiva


Estivemos na noite desta última sexta-feira, dia 05 de março, nos jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará - UFC, prestigiando o lançamento do último livro do escritor Melquíades Pinto Paiva. O autor de: "A Ecologia do Cangaço" e de "Fideralina Augusto Lima- Uma Matriarca do Sertão" dentre inúmeros livros; nos apresentou sua mais recente obra: "Breves Memórias do Espaço e do Tempo" , auto-biografia do cientista escritor Melquíades, justamente quando comemorava seus oitenta anos de vida.


Os jardins da Reitoria da UFC ficaram pequenos para acolher a festa de lançamento da auto-biografia de Melquíades; a família, tendo a frente dona Arair, os filhos, genros e noras e os sete encantadores netos, se uniam a uma verdadeira legião de amigos e admiradores do grande escritor de Lavras da Mangabeira, para acompanhar o lançamento da esperada obra.


Renato Cassimiro, Manoel Severo, Melquíades Pinto Paiva e Luitgarde Oliveira C Barros

Dona Arair Pinto Paiva, Melquíades, Marcelo Silva e Manoel Severo


Além dos inúmeros companheiros de Universidade , principalmente os mais ligados ao Instituto Labomar, fundado a 50 anos por Melquíades; amigos do Instituto Histórico e Geográfico, amigos da Academia Cearense de Letras, além de autoridades municipais e estaduais, podiam ser vislumbradas entre os convidados da noite. 

Também a SBEC esteve presente representada por seus sócios: Renato Cassimiro, Luitgarde Oliveira Barros e Manoel Severo, que representava o Presidente da entidade, Ângelo Osmiro.

Manoel Severo.
Fotografias de Marcos Vieira


NOTA CARIRI CANGAÇO:O cientista Melquíades Paiva Pinto, especialista em Ictiologia, o estudo dos peixes; criou, na década de 60, o Instituto de Ciências do Mar, o Labomar. Fez seu doutorado em Ciências pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), nos anos 70. No mesmo período, foi representante oficial do Brasil em 19 missões diplomáticas e vice-presidente da Comissão Internacional para a Conservação dos Atuns do Atlântico. Reside no Rio de Janeiro, e foi agraciado com o Troféu Sereia de Ouro, outorgado pelo Sistema Verdes Mares, uma das mais destacadas comendas do estado do Ceará. Fontes: enciclopedianordeste.com.br e diariodonordeste.


Nenhum comentário: