Sedição de Juazeiro; Mini-Série seleciona elenco Por:Elizângela Santos




Juazeiro do Norte. A promessa é de uma grande produção, no momento em que este município vive a efervescência para comemorar o seu centenário. Um episódio significativo que fez Juazeiro e o Cariri entrarem para a história da política nacional. A guerra acontecida em 1914 começa a ser produzida na região, por meio da minissérie "Sedição de Juazeiro". Ontem, os testes para a escolha dos atores da própria região foram iniciados, no Centro Cultural do Araripe, no Crato. Em novembro, a minissérie será lançada em Juazeiro, coincidindo com a Romaria de Finados. A produção deverá envolver mais de 200 participantes e contará com efeitos especiais. Esta parte do trabalho será desenvolvida por meio da experiência do diretor Daniel Abreu. Ele buscou nos Estados Unidos as técnicas que não irá poupar na minissérie. Para os produtores, é uma iniciativa que estará reunindo o que de melhor o Ceará e a região do Cariri têm no universo das artes cênicas. O projeto da produção foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado, e tem o patrocínio da Coelce. Estes são os apoios iniciais para o trabalho, que busca a participação de mais colaboradores e apoiadores culturais, a exemplo das administrações locais, já contando com o apoio do Crato. As filmagens, segundo o produtor e ator Aldo Anísio, serão iniciadas em junho em várias partes do Cariri. As locações já foram visitadas pelos produtores.

Wilson Bernardo e a Sedição de Juazeiro

O roteiro da produção é assinado por Jonas Luis da Silva, de Icapuí, que há alguns anos tem pesquisado a história da Sedição de Juazeiro, o papel do Padre Cícero e do médico Floro Bartolomeu. A equipe do diretor Daniel Abreu também pretende mais tarde transformar o material em filme. Segundo Aldo, Jonas Luis foi motivado a fazer esse trabalho por conta do grande sentimento de amor ao Ceará e sua história. Algumas emissoras foram contatadas e farão parceria para exibir o trabalho, a exemplo da TV Assembleia e do Canal Universitário. Por enquanto, são mais emissoras de caráter público. Figurantes, elenco de apoio e coadjuvantes estão sendo cooptados nesse momento no Cariri. A maioria é de jovens atores que buscam um lugar ao sol. "Essa é uma grande oportunidade de mostrar talento", segundo o poeta Wilson Bernardo, que nos anos 1980 participou do Teatro do Oprimido. A Sedição de Juazeiro foi um conflito entre o Governo Federal e forças que buscavam manter a hegemonia da oligarquia Accioly no Ceará, apoiada pelo Padre Cícero. O interventor Franco Rabelo iniciou uma perseguição ao "Padim". A região foi defendida pelas tropas de Floro Bartolomeu e por jagunços devotos do "Padim". O conflito resultou na deposição de Franco Rabelo.

MAIS INFORMAÇÕES
J. LS Comunicação
Apec - Avenida Porto Velho, 401
Bairro João XXIII- Bloco H - Sala 1
Fortaleza - CE/ (85) 3299.9953


Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Fonte:Blog do Crato

NOTA CARIRI CANGAÇO: Sem dúvidas a realização dos testes para a escolha do elenco da mini-série "Sedição de Juazeiro" acontecendo também e principalmente, em nossa própria região, mostra o compromisso e convicção dos produtores do empreendimento; tendo à frente o amigo Jonasluis da Silva, de Icapuí; e toda a equipe do Diretor Daniel Abreu, em aproximar o máximo a película do verdadeiro sentimento raiz de nosso cariri. O Cariri Cangaço se sente honrado por ser parceiro da "Sedição de Juazeiro".

Manoel Severo

 

Nenhum comentário: