Fernando Pinto e os "Olhares Históricos" por:Armando Rafael

.
Professor Fernando Pinto

O professor do Curso de História da URCA, Fernando José Pinto da Franca, concluiu, meses atrás, o livro “Olhares Históricos: a antiguidade revisitada, olhar regional e novos campos”. Destinado ao alunado daquela universidade, um dos méritos dessa obra é reunir – num mesmo volume – unidades de estudo da Antiguidade, do Ceará e do Cariri. O que facilitará o aprendizado dos alunos evitando que eles tenham de recorrer a várias obras para tal mister. O livro de Fernando Pinto supre ainda uma lacuna: a ausência de compêndios didáticos sobre a história do Cariri. Bom lembrar que J.de Figueiredo Filho escreveu,nos anos 60, quatro pequenos volumes de “História do Cariri” para uso na extinta Faculdade de Filosofia de Crato, cujos exemplares encontram-se esgotados.

Armando Lopes Rafael
Fonte: Blogdocrato.blogspot.com

NOTA CARIRI CANGAÇO: O confrade Fernando Pinto, profissional por demais dedicado e competente, tem a cada dia, conquistado o respeito e admiração de todos aqueles que privam de amizade; parabéns ao amigo pelo lançamento de seu livro. Fernando Pinto é um de nossos debatedores nas Mesas de Debates do Cariri Cangaço 2010.
.

3 comentários:

Anônimo disse...

oi,manoel severo
participei do cariri cangaço,parabéns pelo evento.
curso o VI semestre do curso de história URCA,estou pesquisando o tema do gangaço no cariri em especial na cidade de
Barro.Gostaria de saber se vocês tem algum documento acerca do envolvimento do MAJOR JOSÉ INACIO da cidade de Barro com lampião.


OBRIGADA PELA ATENÇÃO.

Paula Albuquerque

Anônimo disse...

Bom dia, Saudações Cangaceiras

A Associação Cultural Maria Bonita de Umari/CE está eleborando um projeto e estamos precisando de alguns dados sobre o cançago como todas as cidades do Ceará onde Lampião passou.

Aguardo

Luis

Domingos Barroso disse...

Ao camarada Fernando Pinto (irmão de venturosos tempos idos e tão intensamente vividos) a minha admiração e um forte abraço.