Cariri Cangaço promove integração de cidades JORNAL DIARIO DO NORDESTE

.

MATERIA JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE 
DIA 17 de Agosto de 2010

Tudo pronto para a noite de abertura do "Cariri Cangaço 2010 - Coronéis, Beatos e Cangaceiros". A solenidade de abertura será hoje à noite, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (Urca) com a primeira das 16 conferências que serão pronunciadas. O palestrante é o escritor Antônio Aumary Correia Araújo que falará sobre tenente José Rufino, o mais ferrenho perseguidor de cangaceiros. Foi Rufino quem matou Corisco, o "Diabo Louro", no dia 25 de maio de 1940, dois anos depois da morte de Lampião. O Cariri Cangaço 2010 prossegue por toda a semana com atividades nas cidades de Barbalha, Juazeiro do Norte, Porteiras, Missão Velha e Aurora, numa autêntica festa de integração da Região Metropolitana do Cariri.

Sanfoneiro afamado em seu estado natal, Pernambuco, Zé Rufino diversas vezes foi convidado por Lampião para integrar o bando. Quando não encontrou outra saída, entrou na força volante para escapar de uma vingança implacável do "rei do cangaço". A programação terá continuidade amanhã, com uma visita ao Sítio Caldeirão do Beato José Lourenço, onde será pronunciada conferência sobre "Religiosidade, Memórias e Movimentos Sociais". O evento é uma forma de unir conhecimento, cultura, folclore e turismo, no maior encontro sobre a temática já realizado no Brasil, define o curador do evento, Manoel Severo.

O Cariri Cangaço conta com o apoio das prefeituras do Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e Aurora, Urca, Instituto Cultural do Cariri (ICC), Centro Pró Memória, (CPM), Instituto Cultural do Vale Caririense (ICVC), Serviço Social do Comércio (Sesc), Sebrae, Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB), GeoPark Araripe, Revista Nordeste XXI, Pasárgada Parque Hotel e Blog do Crato.


De acordo com Manoel Severo, cerca de 100 pesquisadores participarão do evento, apontado como o maior do gênero no Brasil. Em sua primeira edição, ano passado, o Cariri Cangaço reuniu 79 personalidades do universo da pesquisa e estudo das temáticas ligadas ao Nordeste e ao cangaço. "Recebemos 197 participantes de 12 Estados da federação", diz Manoel Severo, coordenador do encontro, lembrando que foram relacionados mais 1.500 participantes dos municípios promotores.

Este ano, segundo Severo, os temas não ficarão restritos a histórias do cangaço. Serão levantados outros assuntos que tiveram influência na história do sertão nordestino como, por exemplo, a história do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, uma comunidade religiosa, liderada pelo beato José Lourenço que foi destruída pela Polícia.

"Pacto dos Coronéis"


Outro tema a ser discutido é o "Pacto dos Coronéis", movimento político liderado pelo Padre Cícero, então prefeito de Juazeiro, com o apoio dos grandes fazendeiros locais. Para assegurar a permanência da família Acioli no governo cearense, o padre promove o chamado "pacto dos coronéis", em 1911, com 17 dos principais chefes políticos da região do Cariri. Juntos, forçam a Assembleia Legislativa a rejeitar o nome de Franco Rabelo, escolhido pelo presidente Hermes da Fonseca, para governar o Estado.

Antonio Vicelmo - Reporter
Matéria do Caderno Regional do Jornal Diário do Nordeste
Dia 17 de agosto de 2010
.

Nenhum comentário: