Todo o cansaço e a importância do Cariri Cangaço Por:José Cícero

.
Prefeito Adailton Macedo e Manoel Severo

Em tempos magros de boas idéias, essencialmente voltadas para a preservação da memória histórica dos oprimidos, o Cariri cearense dá um grande exemplo para o Nordeste e o resto do país com a promoção do Cariri Cangaço. Uma iniciativa que aconteceu em cinco cidades da região: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e AURORA.

Agora na sua 2ª edição, o evento teve como tema – Coronéis, Beatos e Cangaceiros tendo reunido na região do dia 17 a 22 de agosto notáveis estudiosos e entusiastas da temática cangaceirista. Foi uma iniciativa das mais singulares e fundamentais para a preservação da história do cangaço nordestino e os seus principais desdobramentos, como um dos mais significativos fenômenos sociais do interior nordestino.

Uma idéia que só eleva, resgata, valoriza e engrandece a historiografia dos chamados 'sertões dos esquecidos'. Uma oportunidade em que a sociedade contemporânea é chamada a esmiuçar e compreender o que na verdade aconteceu no tempo do cangaço. Com especialidade a saga de Lampião, o poder dos coronéis, assim como o fanatismo messiânico. Tudo junto como uma característica particular dos sertões do Brasil, além de outros temas afins que marcaram profundamente a história destes grotões interioranos.

Caravana Cariri Cangaço nas Ipueiras de Zé Cardoso e Isaias Arruda


Afinal de contas, podemos muito bem afirmar que foi a partir desses acontecimentos emblemáticos, a exemplo de Lampião, o reio do cangaço, que o sertão pela primeira vez na história passou a ser visto com maiores preocupações e seriedade pelos "homens" da capital.

Por tudo isso, diríamos que a realização do Cariri Cangaço joga um papel de destaque na formação da nova e moderna concepção social de um Nordeste diferente, justo e soberano para a sua gente forte e destemida e, em particular para os sertanejos que de algum modo, ainda hoje se ressentem das incompreensões e indiferenças por parte dos poderes e das elites, sobretudo do litoral. De parabéns estão todos aqueles que de alguma maneira contribuiram para que este acontecimento cultural pudesse acontecer, como aconteceu: pleno de sucesso. Muito especialmente pela determinação e ousadia desta figura incansável; um baluarte chamado - Manoel Severo.

Depois de extensos e cansativos dias de atividades entre debates, viagens e seminários pude presenciar no seu encerramento em Juazeiro(por exemplo) o quão cansativo foi para a organização. Mas o sucesso de mais esta empreitada “severiana” e lampiônica, creio que confortou a todos, malgrado a ardorosa caminhada de seis longos dias e noites que igualmente se transformaram num roldão festivo e informativo. Um verdadeiro brinde ao conhecimento e a história, notadamente aquela escrita pelos oprimidos e não apenas pelos vencedores....

Em nome da prefeitura municipal de Aurora e da Secretaria de Cultura quero aqui expressar nossos votos de sinceros parabéns a toda à organização do Cariri Cangaço na pessoa de Manoel Severo, na ânsia de que no próximo ano tudo possa ocorrer, novamente com o mais absoluto dos êxitos. Simplesmente porque o Cariri precisa e os caririenses merecem.


José Cícero
Secretário de Cultura.
Aurora-CE.



LEIA MAIS EM:
www.seculteaurora.blogspot.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostaríamos de parabenizar ao Professor José Cícero pela brilhante Conferencia; sem dúvidas um dos pontos altos do Cariri Cangaço. Sua apresentação seguro, lucida e elucidativa trouxe a tona detalhes antes desconhecidos da grande maioria dos pesquisadores.

O município de Aurora, que eu não conhecia pessoalmente, e em especial a fazenda famosa de Isaias Arruda, foram visitas marcantes e a palavra do senhor Prefeito na solenidade de abertura nos mostraram o compromisso com a cultura e história do nordeste.

Aurora e o Cariri Cangaço estão de parabéns.

Professora Edite Nunes
João Pessoa PB

Anônimo disse...

Realmente Aurora foi sensacional, a organização do evento e a prefeitura estão de parabéns.

Viva a cultura nordestina!

Rita de Cássia

José Cícero disse...

Nós, da Aurora é que temos que agradecer a todos do CC pela visita e, sobremaneira pela bondade de ouvir de perto o que tínhamos para dizer do pedacinho que nos cabe na história de Lampião em seu bando nesses 83 anos da sua passagem pela terra de Aldemir Martins. Um forte abraço a todos vocês protagonistas do CC, com a exata dimensão do Rio Salgado - veia principal por onde corre o sangue bravio dos Kariris e a história de luta dos caririenses. Com saudade!
José Cícero
Seculte - Aurora/CE.