A arte é do tamanho do coração Por:Manoel Severo

.
O Crato é uma grande paixão. Aqui fui acolhido há quinze anos atras e aqui conheci a mulher que amo. Ganhei mais duas filhas, uma infinidade de queridos e respeitosos amigos e aqui comecei a construir um sonho chamado Cariri Cangaço. Na verdade; comecei a falar de Crato para chegar a um desses personagens que fazem a diferença: Wilson Bernardo.
 

Aquele desajeitado homemzarão; sempre sorridente em meio ao tumulto do mundo, sempre com seu par de óculos escuros; seja de dia, seja de noite; sempre com sua companheira inseparável e amiga de muitas jornadas e aventuras: Sua máquina fotográfica. Quando o conheci logo nos primeiros momentos compartilhados me deliciava em tentar decifrar qual a natureza daquela alma incondicionalmente contestadora e invariavelmente talentosa; tão cheia de sinceridade e amor por nossa cidade, por sua gente, por sua cultura e história.

O grande poeta, desenhista e fotógrafo cratense, Wilson Bernardo, começou a consquistar meu respeito e admiração. Com certeza toda a família Cariri Cangaço tem gratas lembranças desse grande artista de nosso Crato. Nas edições de nosso seminário, todos nos acostumamos a vê-lo: Correndo, se curvando, abaixando, passando por cima e por baixo, de cabeça pra cima e pra baixo... sempre sorrindo e captando a melhor luz para as melhores imagens. E com seu talento tivemos sim, as melhores imagens.

Hoje te trago a nossa gratidão grande menino Wilson, tenho certeza que és um verdadeiro artista, e tua arte só pode ser comparada ao tamanho de teu coração.

Manoel Severo
Família Cariri Cangaço

 
WILSON BERNARDO POR DIHELSON MENDONÇA
Nasceu no Crato em 1965, é poeta,desenhista,escultor e Fotografo auto didata,é formado em História,professor de literatura.Já fez inumeras exposições de fotografia e recitais ,e consequentemente em praças publicas,tentando aproximar o publico de uma arte contestadora e engajada.

2 comentários:

Sara Saraiva disse...

Meu querido papai de coração,

O senhor me encanta com o amor que tem pelo ''Cratinho de açucar''. Embora tenha pouquíssimo contato com a cidade, todas as pessoa que conheço que vieram dessa terra abençoada são maravilhosas e inspiram a arte! Logo, deve ser maravilhoso viver rodeado da cultura e alegria desse povo tão criativo. :D Espero poder visitar a cidade em Breve!!

Amo muito,
Sarinha.

Anônimo disse...

Severo, que texto belíssimo sobre o Wilson Bernardo, quem o conhece sabe que tudo é verdade. Severo parabens por tua alma doce e bela.

Obrigada

Belinha Freire
URCA Crato