Veja o que acontece no Cariri do Brasil e apaixone-se definitivamente pela terra do Cariri Cangaço

.
Danielle Esmeraldo e David Duarte, vencedor da etapa nacional

Festival Cariri da Canção em Crato...
No último fim de semana tivemos a terceira edição do Festival Cariri da Canção - Etapa Nacional, união de sons, ritmos, cultura e talento. Foram mais de 200 inscrições de todos os lugares do país e 12 selecionados para a finalissima que aconteceu no último sábado dia 06. O Complexo Cultural da RFFSA em Crato, recebeu durante todo o desenvolvimento do Festival Cariri da Canção, um público ávido por música de qualidade, plural e democrática. Ao final tivemos o grande vencedor: compositor, músico e interprete, David Duarte, da cidade de Fortaleza.

Luiz Carlos Salatiel, ícone da música da região - Terceiro lugar

 
 
Mais Festival a partir das lentes do competente Wilson Bernardo

Mostra Instrumental, foto: Dihelson Mendonça

 
O evento que é uma promoção da prefeitura do Crato, através da Secretária de Cultura Danielle Esmeraldo, contou ainda com Etapa Estudantil, Oficinas de Instrumentos Musicais, Mostra Instrumental e uma vasta programação de apresentação de Bandas Locais nas praças e bairros da cidade do Crato.



VI Salão de Outubro
O VI Salão de Outubro aconteceu em Crato também nesta última quinzena, trazendo arte do mundo inteiro ao Cariri do Brasil a partir da Galeria de Arte do Complexo Cultural do Araripe. O Blog do Crato www.blogdocrato.blogspot.com faz uma homenagem a Edilma Rocha, pela garra, força de vontade em realizar tão belo evento para o Cariri, visite o blog do crato e confira.


 
Um pouco mais do VI Salão de Outubro pelas lentes de Dihelson Mendonça




Bienal de Dança no Teatro Municipal de Crato
Com apoio logístico da Secretária de Cultura do Crato,o teatro Salviano Arrais recebeu o melhor da dança cearense a partir dos espetáculos do Circula Dança dentro da programação da Bienal de Dança do Ceará. O evento aconteceu na noite do último dia 03 de Novembro e contou com a participação além de Crato, dos municípios de Juazeiro do Norte e Nova Olinda. 

Cacá Araujo e Orleina Moura

GUERRILHA CONSOLIDA A CENA CARIRIENSE
GUERRILHA DO AMOR, NAÇÃO CARIRI
ESPAÇO DE INCLUSÃO CULTURAL 
A Guerrilha do Ato Dramático, uma idealização do grande artista Cacá Araujo, iniciativa que reune mais de 50 grupos de teatro e dança do Cariri, acontece entre os dias 05 e 22 de novembro na cidade do Crato, apresenta mais de 50 espetáculos para todos os públicos.
A cultura brasileira tem se afirmado pela diversidade. O Nordeste, e nele o Cariri cearense, se destaca como emblema cultural resultante de intenso caldeamento de influências, notadamente a ibérica, a africana e a ameríndia, iniciado nos tempos de colonização das terras brasileiras pelos portugueses. Entretanto, atualmente, forças midiáticas movidas pelo interesse econômico privado e alimentadas pela ideologia hegemonista do grande capital internacional ferem cruelmente o direito à livre existência da pluralidade de linguagens e tendências artísticas e culturais, na tentativa de estabelecer a estética do consumo capitalista como única via de comportamento intelectual e material.

Em meio a essa avalanche destruidora, a resistência de afirmação da identidade popular tem se dado pela bravura de grupos alternativos, reforçados por programas públicos de desenvolvimento cultural e parcerias com entidades de classe, sempre almejando oportunidades de crescimento profissional, geração de renda e difusão dos símbolos culturais que identificam o povo e sua história.

A "GUERRILHA DO ATO DRAMÁTICO CARIRIENSE” se insere no contexto de luta em favor da diversidade, respeito e afirmação da identidade cultural brasileira, especialmente por destacar a dramaturgia e a encenação produzidas na região como fortes elementos identitários do povo radicado nesta localidade do país.

Foi, portanto, pensada a partir do debate com atores, diretores, dramaturgos e produtores, como forma de valorizar a produção dramatúrgica e a realização de espetáculos na região do Cariri, posto ser necessária intervenção de impacto que abra espaços de difusão da arte e do artista caririense, nordestino, brasileiro!

"Guerrilha do amor, nação Cariri
no sol da batalha conquistando aplausos
atores, atrizes, brincantes, cantores
poetas do drama, do corpo e das cores

A arteque brota das mãos guerrilheiras traz
amando e lutando, sorrindo e sonhando
a mensagem dos deuses em busca da paz"
(Trecho da música Guerrilha Caririense, de Cacá Araújo e Lifanco)


XXII Mostra SESC Cariri de Cultura
Ariano Suassuna é o grande convidado para ministrar a aula-espetáculo na abertura da 12ª Mostra SESC Cariri de Cultura. A abertura da 12ª Mostra irá acontecer na próxima sexta-feira (12), às 19h, com uma aula-espetáculo do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, na RFFSA, Crato. A Mostra SESC Cariri de Cultura, já consolidada no calendário nacional, atua fortemente na propagação e divulgação da arte e da cultura. O evento reúne no sul do estado do Ceará núcleos de literatura, música, artes cênicas, artes plásticas, audiovisual, meio ambiente e artes visuais.

Durante a realização da Mostra, dez municípios irão compor o quadro geral do festival: Crato, Barbalha, Nova Olinda, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Campus Sales, Araripe, Assaré, Santana do Cariri e Potengi. Seis países e 12 estados da federação farão parte do contexto abrangente do evento. Estão previstas 107 apresentações, envolvendo cerca de 300 artistas. No núcleo audiovisual, serão exibidos 78 filmes entre curtas e longas da produção cinematográfica cearense. Na seção literária, uma programação que inclui um jornal literário, recitais de poesias, oficinas de troca de experiências e lançamento de cordel.

Viva o talento, a arte, a cultura, viva o Cariri do Brasil, terra abençoada do
Cariri Cangaço.
.

3 comentários:

Lima Verde disse...

Manoel Severo, a última vez que estive no Cariri, mais precisamente na minha querida Missão Velha, acabei indo até ao Crato e Juazeiro, isso em 2006, e já naquela época podia notar que Crato se destacava com sua produção cultural. Depois do Cariri Cangaço reencontro o Crato em efervescencia cultural; essa sua postagem é simplesmente sensacional, quem poderia imaginar que uma cidade do interior do Ceará, pudesse viver intensa e qualificada agenda cultural. Gostaria de dizer de minha satisfação e parabenizar sua esposa a grande Danielle Esmeraldo e todos os grandees artistas da região, rever Cacá Araujo e Orleina (em foto na matéria) ver o Salão de Outubro, Ariano visitando o Crato. Vocês do cariri estão verdadeiramente de parabens, todos: Danielle, artistas, produtores e principalmente o PUBLICO, razão maior de tudo isso. E é como vc Severo diz: É dificil não se apaixonar pela terra do CARIRI CANGAÇO.

Um forte abraço

Fernando Cesar Lima Verde

Anônimo disse...

A Guerrilha do Ato Dramática veio para arrasar a boca do balão. Foi uma das coisas mais fantasticas que já aconteceram em Crato. Cacá Araujo você é show.

Abraço a todos e tá simplesmente incrível!!!!!!

Cyntia Lemos
Crato

Helio disse...

Senhora Danielle Esmeraldo, a cultura do Ceará agradece todo seu entusiasmo e dedicação.

Vocês merecem os aplausos de todos nós, viva o Cariri!

Professor Mario Helio