Enfim , Triunfo !

.
Diário de Viagem... Triunfo !
Dia 26, 18h 25min


Nosso primeiro destino rumo às terras pernambucanas, alagoanas, sergipanas e baianas, é o município de Triunfo, o ponto mais alto do estado de Pernambuco; 1.260 m no Pico do Papagaio, seu ponto mais alto. Aqui a beleza de seu patrimônio arquitetônico se une ao clima ameno, mesmo no verão, e a uma natureza privilegiada, fazendo da visita a essa maravilhosa cidade serrana, simplesmente encantadora.

Chegamos perto das 13 horas, acabamos por encontrar o confrade Ricardo Sabadia e família na acochegante Pousada Baixa Verde, onde almoçamos. De culinária ímpar, o tempero da Pousada nos remete à cozinha de nossas avós... Triunfo começa a fazer a diferença pela própria energia que emana da cidade e de seu povo. Cadeiras nas calçadas, pessoas sempre indo e vindo por entre as ruas de paralelepipedos; seu casario colorido e as antigas construções do século XIX, seculares e tradicionais conventos e igrejas, os mirantes, os engenhos, as cachoeiras, o teleférico, os Caretas com seus trajes extravagantes e tradicionais; tudo isso nos fazendo esquecer um pouco a correria dos centros urbanos.

Majestoso Teatro Guarany

Caretas; Patrimônio de Triunfo

Ricardo Sabadia e Manoel Severo

Autêntico queijo com melaço da Baixa Verde

O município Pernambucano de Triunfo, distante 399 km de Recife e a 236 Km de nosso Crato, possui uma altitude média de 1004m, a vegetação é completamente diferente de nosso sertão semi-árido, por isso passou a ser conhecida como “O Oásis no Sertão”, sem falar no famoso açude João Barbosa Sitônio localizado no bem no centro da cidade com o magnifico Cine Teatro Guarany, inaugurado em 1922 e construído com rocha e óleo de baleia para dar sustentabilidade aos três pavimentos do prédio que é uma das 20 Maravilhas de Pernambuco.

Até daqui a pouco...

Manoel Severo
.

Nenhum comentário: