Olho no Olho! A nova coluna do Cariri Cangaço

.

Desde o princípio temos tido o cuidado de compreender o Cariri Cangaço como uma grande e oportuna construção coletiva; seja no aspecto de criar mais um espaço de discussão, debate, conferências, na direção da construção da verdade histórica;  seja no aspecto turístico-cultural e científico,  seja no aspecto da confraternização entre os muitos vaqueiros da história, na consolidação de uma grande família.

No começo tínhamos este espaço como objeto unico de divulgação de nosso Seminário; com o tempo nossa revista eletrônica, o cariricangaco.com, acabou se tornando  mais do que um instrumento de divulgação do evento, mas, uma grande casa onde os amigos visitam, chegam, se abancam, matam a saudade e fazem valer a confirmação de que tudo isso vale a pena.

Dias atras esse humilde blog alcançou um número interessante de visitantes num único dia; foi nosso recorde neste primeiro ano de vida: 893 companheiros e companheiras acabaram visitando o cariricangaco.com naquele dia. Gostaria de poder agradecer de alguma forma a todos que nos honram com suas visitas e com e sua confiança.

Daí nasceu uma idéia:
OLHO NO OLHO !

Pois é, a partir de hoje e uma vez por semana, traremos aos muitos amigos da família Cariri Cangaço uma nova Coluna em nosso blog, a coluna Olho no Olho, reunindo um conjunto de expressivas matérias de autoria de reconhecidos escritores, pesquisadores, ensaistas e amantes da história do nordeste, abordando os mais polêmicos e instigantes temas ligados ao Cangaço, Messianismo, Beatos, Coroneís e a Cultura Popular de nosso amado chão.

Sejam sempre bem vindos
ao Cariri Cangaço,
agora; Olho no Olho!
Aguardem...

Manoel Severo
Cariri Cangaço
.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olho no Olho com certeza já nasce com a marca do sucesso, como todas as iniciativas com a marca Cariri Cangaço, valeu Severo, vc faz a diferença, parabens por reunir tantos amigos em torno dessa temática intrigante que é o Cangaço.

Abraço a todos os amigos
PROFESSOR ALBERTO

Anônimo disse...

Amigo Severo,

Quero lhe cumprimentar pelo sucesso do blog. De fato trata-se de uma marca significativa e, me sinto orgulhoso em poder colaborar de alguma forma

Estou a sua disposição para qualquer tipo de colaboração que eu possa dar. Como se diz aqui no interior de São Paulo: "nóis num entende muito, mais nóis vai empurrando devagar".

SABINO BASSETTI
pesquisador e escritor
São Paulo

André Vasconcelos disse...

Caro Severo,

quero lhe parabenizar pelo excelente trabalho. Visito o blog quase que diarimente. Não sou um estudioso ou pesquisador e sim, apenas, um sertanejo que sente a necessidade de conhecer um pouco mais da nossa história nordestina. Ainda não tive a oportunidade e o prazer de participar do Cariri Cangaço. Tomei conhecimento do evento e seu sucesso, através de um conterrâneo, pelo qual tenho grande admiração e estima, e que atende pelo nome de Paulo Medeiros Gastão. O blog do Cariri Cangaço, assim como o Lampião Aceso, se tornaram referências, espraiando sua luz de conhecimentos a pessoas como eu que conhecem muito pouco de nossa história, mas que sente muito orgulho por ser nordestino e pertecer a essa região tão rica culturalmente. Votos de vida longa ao Cariri Cangaço e muito obrigado pelas ações desenvolvidas por você, equipe e parceiros, como também o meu humilde, porém sincero reconhecimento ao trabalho de vanguarda desenvolvido pela SBEC.
De um matuto da região do Pajeú das Flores!

André Vasconcelos
Triunfo - PE
www.triunfob.com

Anônimo disse...

Caro Severo,
Saudações Caririenses e Lampiônicas,

Uma idéia por demais primorosa a criação do Espaço "Olho no Olho" mesmo sabendo que esse negócio de olho em Lampião é deveras complicado hei,.
Quanto ao nº de acesso ao Blog do CC, a quantidade para mim não foi nenhuma novidade, posto que dava para perceber ante a frequência com que os internautas visitavam o blog mesmo no decorrer dos debates abertos nos lócus de comentários, bem como o teor assim como a qualidade das indagações e o vigor dos consulentes. Aquilo já era por assim dizer, um bom sinal de que o veículo estava a todo vapor.
Tudo graças ao teu empenho, sempre levantando a bola para nós chutar né, rs...

Fazer parte desta verdadeira plêiade de "inveterados" estudiosos e conhecedores da historiografia do Cangaço lampiônico e outros temas afins, para mim é, uma satisfação que suponho além da conta. Ou seja muito além do que realmente tenho em valia para colaborar. Porém me disponho a este teu desafio. A propósito suas infagações são, além de procedentes, são igualmente capciosas no bom sentido, claro. Algo que nos instiga a pensar, refletir e botar nossas ilações no papel, digo, na tela...

Conte comigo... O CC de alguma maneira vai aos poucos se contituindo como um patrimônio histórico-social que também é nosso rs rs ;;;;
Fraternalmente,

José Cícero
Secretário de Cultura de Aurora
Pesquisador e Escritor