Caravana Cariri Cangaço visita Nazaré Por:Manoel Severo

.
Tenente João Gomes de Lira e a Caravana Cariri Cangaço em Nazaré

Um dos últimos personagens vivos da grande Saga do Cangaço, pessoa de inegável atenção e generosidade com todos que o visitam, tornam o tenente João Gomes de Lira uma personalidade quase única deste universo tão enigmatico e ao mesmo tempo encantador que é a história do cangaço no nordeste de nosso Brasil.

A Caravana Cariri Cangaço teve a grande satisfação de mais uma vez pisar o "solo sagrado de Nazaré" e ser recepcionado por um de seus mais diletos filhos, o tenente João; filho do lendário Gomes Jurubeba e um dos "meninos de Mané Neto", um dos incansáveis e insaciáveis Nazarenos.


José Cícero e João Gomes de Lira
João Gomes de Lira e Juliana Ischiara
Afrânio, Aderbal e Paulinho

Desta feita a Caravana Cariri Cangaço era formada pelos confrades, Julio Cesar e Juliana Ischiara, Bosco André, Afrânio, José Cícero, Jack de Witte e Aderbal Nogueira. Por mais de duas horas fomos acolhidos pela família do tenente João Gomes. Uma de nossas satisfações; além da fenomenal honra de pisar solo tão especial como o de Nazaré; é sem dúvidas percorrer as páginas do "Caderno de Visitas de Seu João", onde temos o prazer de colocar nossos nomes quando visitamos o grande nazareno, e encontrar nomes de muitos amigos de todo o Brasil que como nós, não perdem a oportunidade visitar e abraçar a lenda viva que é João Gomes de Lira.

Manoel Severo
,

3 comentários:

Anônimo disse...

996. Faltam quatro.

Parabéns pelo esforço de manter esse canal de comunicação tão legal para a comunidade dos cangaceiristas, cangaceirólogos, cangaceirófilos e outras variedades.

C Eduardo.

ADERBAL NOGUEIRA disse...

Ten. João Gomes, sem dúvida um grande personagem da nossa história. Como me disse uma vez o saudoso Luiz de Cazuza: "Você vê aquele homem de fala mansa, não faz a menor ideia de quem foi o João Gomes; olhe, aquele é um dos homens mais valentes que já deu aqui por essas bandas."
Aderbal Nogueira

Anônimo disse...

Incrível essa visita a Nazaré do Pico, berço dos Nazarenos. Parabéns.

Julia Carmo
GravatáPE