Aurora no Cariri Cangaço 2011


Conforme o secretário de cultura José Cícero, a reportagem da TV Diário retornará a Aurora em setembro por ocasião da realização da terceira edição do Seminário Cariri Cangaço que na noite do dia 21 de setembro deste ano abordará o tema: “Aurora – A trama da Ipueiras e a invasão de Mossoró”.  O evento de Aurora terá como palestrante o pesquisador e memorialista missãovelhense Bosco André. Além de AURORA o Cariri Cangaço 2011 acontecerá igualmente nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Barro e Porteiras. Pouco mais de 150 pesquisadores dos mais conhecidos e renomados do país inteiro e até do exterior estarão participando do acontecimento este ano, segundo informação do curador do evento Manoel Severo.


Trata-se de um evento dos mais importantes e concorridos do gênero de todo o Brasil. Um momento em que toda a sociedade caririense deverá se encontrar para ouvir, debater e aprender um pouco mais acerca da verdadeira história do povo sertanejo, com foco no cangaço e outros temas afins, explicou o secretário. E Aurora como parte importante de um dos fatos mais marcantes e emblemáticos de Lampião ( a trama da Ipueiras), não poderia ficar de fora. Evento como este ajuda e muito, no processo de crescimento e evolução sociocultural e educativo de qualquer região, principalmente em se tratando do vale do Cariri, cuja história e a cultura são referenciais e edificantes para todo o resto do Ceará e do país como um todo, completou.


A prefeitura, tendo a frente o prefeito Adailton Macedo, por intermédio da sua Secretaria de Cultura já começou os trabalhos de organização com vistas a realização de mais este evento. Uma série de apresentações culturais com a temática do cangaço lampiônico está prevista para ocorrer logo na abertura, conforme os que fazem a Seculte.

O seminário de Aurora acontece às 19:30 h no auditório do Salão Paroquial no centro da cidade(ao lado da matriz), sendo que na parte da tarde, os pesquisadores visitantes farão um roteiro turístico pelos principais pontos que marcaram a passagem de Lampião e seu bando por Aurora, a exemplo da Fazenda Ipueiras, na antiga Estação Ferroviária(local onde foi assassinado o cel. Izaías Arruda), o sítio Taveira(Fogo do Taveira), além do cemitério da bailarina dentre outos.

PROGRAMAÇÃO CARIRI CANGAÇO 2011
AURORA
Dia 21 de Setembro 2011
Quarta-Feira
Salão Paroquial - Aurora - CE
19:00 H - Conferência
“Aurora – A trama da Ipueiras e a invasão de Mossoró”. 
João Bosco André

MESA:
José Cícero - AURORA - CE
Geraldo Ferraz - RECIFE - PE
Archimedes Marques - ARACAJU - SE
João de Sousa Lima - PAULO AFONSO - BA

MEMORIA FOTOGRAFICA DO CARIRI CANGAÇO EM AURORA...

Confrades em visita a Estação onde foi alvejado Izaias Arruda
Visita a Famosa Ipueiras
Antônio Amaury e Zé Cícero

Bosco André, Ze Cícero e Manoel Severo, Cariri Cangaço em Aurora - 2010
Laser Video e Zé Cícero
Prefeito Adaílton Macedo e Manoel Severo

Fonte: Blog da Seculte

LEIA MAIS EM:

http://www.cariricangaco.com/

http://www.prosaebversojc.blogspot.com/

http://www.seculetaurora.blogspot.com/

http://www.aurora.ce.gov.br/
http://www.jcaurora.blogspot.com/

Nenhum comentário: