Napoleão Tavares Neves e a Saga de Guaribas no Cariri Cangaço 2011

Napoleão Tavares Neves e Danielle Esmeraldo

Confirmado ! O município de Porteiras, o mais novo anfitrião do Cariri Cangaço 2011, promove na manhã do dia 24 de setembro, a visita técnica inédita ao Sítio Guaribas, cenário de um dos mais famosos episódios do ciclo do cangaço em nosso Ceará. Ali, no ano de 1927 houve um dos mais renhidos e supreendentes combates; o cerco e a morte do coronel Chico Chicote das Guaribas.

Por mais de 30 horas Chico Chicote ao lado de sua esposa e alguns cabras, suportou o fogo de mais de 100 homens das polícias do Ceará, Paraiba e Pernambuco; entre esses Arlindo Rocha e Manoel Neto; que pensavam que brigavam com Lampião. Ao final 27 mortos e uma história para não se esquecer. Por isso, Porteiras sedia a manhã do dia 24, do Cariri Cangaço 2011, como visita ao Sítio Guaribas e Palestra com o rebomado memorialista Napoleão Tavares Neves.

A confirmação se deu em visita de cortesia do curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo e sua esposa, Danielle Esmeraldo, ao memorialista e historiador Napoleão Tavares Neves, em Barbalha na manhã desta segunda-feira. Na oportundidade a Secretária de Cultura do Crato, Danielle Esmeraldo, ressaltou a chegada de Porteiras e a palestra de Napoleão Tavares: "Ter Porteiras ao nosso lado é muito importante, por tudo que seus cenários representam, principalmente Guaribas e ter mais uma vez a presença marcante do Dr. Napoleão, que na verdade é o padrinho do Cariri Cangaço, é sempre uma grande honra".

Nenhum comentário: