Serra do Umbuzeiro: Ponto culminante de Paulo Afonso Por:João de Sousa Lima

João de Sousa Lima no alto da Serra do Umbuzeiro

Uma das visões mais lindas da região de Paulo Afonso encontra-se na Serra do Umbuzeiro.A Serra tem 507 metros de altura à nível do mar e é 259 metros mais alta que a cidade de Paulo Afonso que tem 248 metros a nível do mar.A Serra é cercada por histórias e povoados por onde Lampião passou, sendo ela uma das mais famosas trilhas do Rei do Cangaço.Logo na sua subida encontra-se o conjunto arquitetônico de Dona Generosa, uma das maiores coiteiras de Lampião e onde o Rei do Cangaço fazia seus famosos bailes.Descendo a Serra chega-se a casa de Maria Bonita.Descendo pelo outro lado temos a casa da cangaceira Durvinha, no povoado Arrasta-Pé.Logo após a casa de Generosa temos a Lagoa do Mel, lugar onde Lampião fez o famoso tiroteio com a volante do tenente Arsênio e nesse combate perdeu seu irmão mais novo, o Ezequiel. A Lagoa do Mel situa-se no povoado Baixa do Boi. Ainda na subida da Serra próximo a casa de Generosa encontramos a cruz de Zé Pretinho, assassinado pela polícia como coiteiro de Lampião. Na Serra também foi onde Lampião escondeu a metralhadora do tenente Arsênio que encontrava-se inutilizável por está faltando uma peça tirada pelo tenente antes de sua fuga. O coiteiro que encontrou a metralhadora e a entregou a polícia tomou uma surra de "bimba de boi", esse foi seu pagamento pela boa ação.

As formações rochosas da subida da Serra do Umbuzeiro são verdadeiros espetáculos da natureza.no seu cume um cruzeiro marca o lugar que se realiza peregrinações e orações.Um dos mais belos por do sol nordestino.


O fotógrafo João Tavares e João de Sousa Lima escalando a Serra
Ricardo Cajá e João Lima na subida da Serra.
O Cruzeiro e a maravilhosa vista do alto da Serra.

Para agendar um visitação e a escalada da Serra do Umbuzeiro, Paulo Afonso conta com ótima estrutura de transportes e hospedagens, além de equipe de guias que realizarão um ótimo excelente trabalho de acompanhamento.ATENDTOUR - 75-9143-6895 ou 8865-2432 (Eduardo Cruz)
Obs: Todas as fotos postadas aqui são do renomado fotógrafo João Tavares.


Nenhum comentário: