Zuza Camelo no Esquina da Cultura

Professor Zuza Camelo
 
Hoje, logo mais às 20 horas; horário brasileiro de verão; não podemos perder a participação de nosso companheiro e amigo, Professor Zuza Camelo no Prograna "Esquina da Cultura" ao vivo pela Web TV - Just Tv, basta acessar:
 
 
e conferir...a apresentação é de Marta Corrêa. 
 
O professor Zuza Camelo, ou: José Vieira Camelo Filho é autor de "Lampião, o Sertão e Sua Gente"; livro que procura contribuir com o debate a respeito da História dos conflitos sociais ocorridos nos sertões do Nordeste, tendo o cangaço como objeto de análise. O cangaço sempre foi caronista dos momentos de crises políticas e sociais ocorridas em várias etapas da História do Brasil. O auge das suas ações e da organização cangaceirista se deu nas três primeiras décadas do século XX, sobretudo com o surgimento de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, a partir de 1918. O leitor vai ter a oportunidade de compreender parte da história da gente sertaneja e o seu modo pacato de vida em meio a um furacão de agitações e de conflitos com suas crendices e imaginários; nos quais se inclui os cangaceiros, as volantes e os próprios coronéis fundiaristas. 
 
Apesar de focar as questões relacionadas ao cangaço, o livro também faz alguns fleches a respeito de outros movimentos sociais que ocorreram em várias localidades do território brasileiro, tais como Canudos e a Revolução Federalista, que eclodiram na última década do século XIX; Contestado e a Sedição do Juazeiro, na segunda década do século XX; Caldeirão e Pau-de-Colher, na terceira década. Todos esses movimentos tinham em comum a luta pelo acesso e posse da terra, exceto a Revolução Federalista e a Sedição do Juazeiro que apresentavam um cunho mais político. 
 
Capítulos do livro: I. O espaço geográfico do cangaço / II. A gênese de Lampião e do cangaço / III. Lampião como líder carismático / IV. Tradição oral e o imaginário popular no cangaço / V. Punição, força e o abuso de poder nos sertões do Brasil. Apresenta as considerações finais do autor, Genealogia de “maus” feitores e uma rica bibliografia.

Lampião, o Sertão e sua Gente”, 184 páginas, R$ 30,00
 
Nota Cariri Cangaço: Estimado amigo Zuza, certamente estaremos acompanhando o amigo pelas ondas da internet. Saiba que admiramos seu trabalho e estimamos tê-lo como um de nossos convidados no Cariri Cangaço 2012; grande abraço.

Nenhum comentário: