Aos verdadeiros vaqueiros da história Por:João de Sousa Lima



João de Sousa Lima, Diana Lopes, Vilela e Dra. Maria Amélia


Nos últimos anos temos seguido incansavelmente, por questões mesmo do pouco tempo que nos resta, incursionado no campo da pesquisa histórica do cangaço, mundo que abrange além dos cangaceiros, soldados volantes, coiteiros, beatos, padres, missionários, sertanejos que viveram a  época em questão e dela foi parte de alguma forma. Na realidade estamos vivenciando os últimos suspiros dos homens e mulheres que viveram essa saga. Dentro de no máximo 10 anos perderemos essa  história oral que tanto corremos atrás. Todos eles passarão, como é natural a todo vivente,  deixando seus rastros escritos no caderno dos caminhos nordestinos.
Diante de tantos registros equivocados e mal intencionados que estão surgindo, de pessoas sem o mínimo respeito com as histórias e suas verdades, loucuras tiradas unicamente dos pensamentos disformes, haverá um tempo em que contarão que Lampião entrou no Raso da Catarina pilotando um possante helicóptero equipado com bombas teleguiadas e mira a LASER. Haverá um tempo onde os absurdos contatos sobre o cangaço ultrapassarão o entendimento até mesmo da tecnologia que se fará presente no momento.  Lampião será o próprio “Júlio Verne”, com sua ficção submersa das 20 mil léguas submarinas. No futuro a história contará lampião indo à lua, travando combates com seres extraterrestres e derrubando suas máquinas que atingem a irrisória velocidade de 400.000 km em míseros 2 segundos, usando apenas uma velha “Baliadeira”.
Por hora já surgiu Lampião jogador de bola no Raso da Catarina e sendo um ótimo zagueiro, Lampião brigando na caatinga como se fosse o Tarzan  e pulando de galho em galho. Mais recentemente Lampião tornou-se corno e homossexual, esse último impropério escrito por um juiz aposentado que por se sentir inútil no seu descanso e talvez esquecido  em sua repousante  autoridade, se deu ao capricho de difamar um homem que viveu à margem da lei, tendo por ferramenta de trabalho sua luta defendida pelo poder da arma com uma incansável estratégia de sobrevivência e que em momento algum deixou caminhos que indicassem esse comportamento. Refletindo sobre tal afirmação e infundada situação senti pena dos homens que esse juiz  julgou em seu longo caminho de magistrado.
Aos que levam a causa com mais seriedade, aos homens valorosos e ajuizados que conheci e que resistem na árdua labuta de poder registrar a verdade dos fatos e que merecem meu respeito e as considerações das gerações vindouras, dedico meu reconhecimento e minha gratidão:
Antonio Amaury, Frederico Pernambucano  de Mello, Sabino Basseti, Ângelo Osmiro, Aderbal Nogueira, Múcio Procópio, Geraldo Ferraz, Ivanildo Silveira, Kiko Monteiro, Lívio Ferraz, Manoel Severo, Sérgio Dantas, Rubervânio Lima,  Carlos Megalle, Carlos Eduardo, Carlos Elydio, Jack De White, Wescley Nunes, Antonio Vilela, Alcino Alves Costa, Wilson Seraine, Thomas Cisne, Juliana Schiara, Ana Lúcia, Paulo Gastão, Leandro Cardoso Fernandes,  Pedro Luis,   Voldi Ribeiro, Luiz Ruben, Gilmar Teixeira, Honório de Medeiros, Jorge Robson, Narciso, Rostan Medeiros, Francisquinha, Kydelmir Dantas, Pereirinha, Nely Conceição, Raimundo Marins, Jairo, Inácio Loiola, Bosco André, Julio Schiara, Jadilson Ferraz, Paulo Moura, Zé Cícero, Archimedes Marques, Alfredo Bonessi, Cicinato Ferreira, Diana Rodrigues, Reclus, Alcivandes, Juracy  Marques, João Souto, Josué, Barros Alves, Petrúcio Luiz, Edson Barreto, Afrânio Cisne, Wolney  Oliveira, Felipe Marques, Marcos Passos, Haroldo Magno, Antonio Galdino, Lamartine Lima, Juarez Conrado, Sousa Neto, Oleone Coelho.
Como diria meu amigo Severo: “OS VERDADEIROS VAQUEIROS DA HISTÓRIA”.
Homens que dedicaram tempo, trabalho, paciência e responsabilidade para contar um pouco do seu passado e de sua própria vida.

Obs.- desculpem se algum nome ficou de fora, avise-me que acrescentarei, porém não insistam em colocar nessa relação um tal  PEDRO MORAIS.  

 Uma turma boa e com boas intensões históricas.
 Kiko e Ivanildo: trabalho sério e responsável
 Ângelo, Narciso, João, Wescley, Ivanildo, Vilela e Thomas: Seguindo a linha do entendimento e da vercidade.

A maior reunião  de estudiosos dos temas relacionados ao Nordeste.

Jorge Robson, João e dois sobrinhos do cangaceiro Esperança.
 Kiko e sua amada esposa no dia que conheceram a biografia de Maria Bonita.

 Turma em pesquisa no Raso da Catarina


 Pereira, João, Pedro Luiz, Sousa Neto e Kiko.
Reunião dos que estudam com seriedade o tema
João, Frederico, Francisco Lira e um dos diretores do IBAMA.

seguindo os ensinamentos do decano de Poço Redondo
Marcos Passos "guiando" o barco até a Grota do Angico, com João e Felipe Marques
Os debates informais como aprendizado sempre acontecidos nas rodas de amigos; Ângelo Osmiro e Renato Cassimiro.
Trabalho sério e dignificante das mãos de Severo
João e Vold
João de Sousa Lima
www.joaodesousalima.blogspot.com

3 comentários:

Narciso disse...

Amigo João de Sousa, parabéns pelas considerações, você sabe como é bom compartilhar da amizade dessas pessoas maravilhosas e sabe como você é querido por todos nós.
Não é fácil trilhar as veredas do
'cangaço'e você com um trabalho árduo as margens do Raso da Catarina faz isso com maestria,parabéns pela perseverânça
em romper barreiras para manter a história viva.
Como é gratificante fazer parte dessa família,um fraterno abraço à
todos.

Narciso Dias - João Pessoa-PB
"Um Volante em defesa da história
cangaceira".

CARIRI CANGAÇO disse...

Recebido por email:

Nosso João de Sousa Lima,
Cabra bom Pauloafonsino,
Rememora os amigos,
Com muita ciência e tino.
Aqueles que levam a sério,
Histórias, vidas e mistério,
Deste Sertão nordestino.

Agradeço a lembrança,
Meu nome na relação,
Pois a nossa amizade,
Essa consideração,
Não foi pega em arapuca,
Nem em jogo de sinuca,
Nem em mesa de salão.

(Kydelmir Dantas - Mossoró-RN - dezembro de 2011)

IVANILDO SILVEIRA disse...

AMIGO JOÃO,

BELÍSSIMO TEXTO, E, O RECONHECIMENTO DAQUELES QUE PROCURAM DESVENDAR OS VERDADEIROS FATOS DO CANGAÇO..

VOCÊ É UNÂNIME...TEM A ADMIRAÇÃO E O RESPEITO DOS ESTUDIOSOS DO TEMA...VALEU !!

Abraço do amigo e admirador de seu trabalho.

IVANILDO ALVES SILVEIRA
Colecionador/estudioso do cangaço
Natal/RN