O Ceará e o Rio Grande do Norte cada vez mais perto

Aderbal, Paulo Gastão e José Mendes

Amigo Severo, nossa estadia em Mossoró e Natal foi muito agradável.  Em Mossoró tive o prazer de conhecer o amigo Mendes do blog "Mendes e Mendes", bem como a companhia de Paulo Gastão e Lemuel Rodrigues, Presidente de nossa SBEC. Encontramos também Kydelmir Gonzaga. Conversamos bastante e chegamos a algumas conclusões que Lemuel devera passar para você em breve.

 Aderbal Nogueira e José Mendes do, "Mendes e Mendes"

Por Mendes: "Terça-feira, desta semana, pela manhã fui convidado através de telefone pelo fundador da SBEC - Socidedade Brasileira de Estudos do Cangaço, o Dr. Paulo Medeiros Gastão  para eu conhecer o cineasta e pesquisador do cangaço, Aderbal Nogueira, que se encontrava hospedado no Hotel Thermas de Mossoró. Às 15;30 hs eu já me encontrava lá, e fui muito bem recebido pelo o Aderbal que se encontrava em seu apartamento, mas assim que a recepcionista comunicou-lhe a minha presença, de imediato ele desceu e veio me receber;  um homem simples, que muita embora foi a primeira vez que eu o vi pessoalmente, mas a sua palestra era como se me conhecesse de longos tempos. Em nenhum momento mostrou-se ser um homem da alta sociedade.

Ao lado das piscinas permanecemos conversando sobre o cangaço, e meia hora depois o Dr. Paulo Gastão chegou, e como disse o Aderbal Nogueira, Paulo Gastão e eu, havíamos andado juntos, lá pelas terras da família Duarte, e cada Duarte apresentado no nosso bate papo, tanto eu como ele, conhecíamos ou havíamos conhecido. A família Duarte foi relatada na palestra porque Manoel Duarte Ferreira da Silva foi o homem que baleou  o cangaceiro Jararaca e que durante muitos anos, o meu pai Pedro Nél Pereira, já falecido, foi seu morador em uma das suas propriedades. Por essa razão eu conheci e conheço quase toda família Duarte. Já o Dr. Paulo Gastão também teve e tem contato direto com a mesma, pois um dos seus   irmãos faz parte da família. Mas tanto eu, como o Dr. Paulo Gastão não nos conhecíamos antes, pois a nossa amizade surgiu em Maio de 2011.

A palestra continuou e mais ou menos 18:00 hs, lá chegou o atual presidente da SBEC, o professor e pesquisador do cangaço, Lemuel Rodrigues, que também falou sobre o cangaço e a SBEC."
 
Novamente Aderbal: Já em Natal o Bando estava comandado pelo Capitão Ivanildo, e os chefes: Mucio Procópio, Sergio Dantas e Honório de Medeiros, confrades valorosos do estimado Grupo de Estudos do Cangaço de Natal. E só agora me toquei e fiquei intrigado... O que será de Paulo Medeiros Gastão ? É melhor nem perguntar. 

Maristela Mafuz, Aderbal, Múcio, Sérgio Dantas, Ivanildo e Honório

 GECC - Cariri Cangaço e Grupo de Natal, cada vez mais próximos

No mais o encontro foi muito agradável onde podemos conversar bastante e discutir  inclusive uma possível viagem de pesquisa para este ano que se inicia. Nosso muito obrigado a todos os amigos  de além fronteiras; que nos fazem ver e confirmar que essa união: Ceará; através do GECC-Cariri Cangaço e o Rio Grande do Norte, através do Grupo de Natal e nossa augusta SBEC, só tem frutos positivos a serem colhidos.

Aderbal, Maristela, Felipe e Guilherme.

NOTA CARIRI CANGAÇO: Agradecemos ao confrade Aderbal e sua esposa Maristela por nos enviarem o resultado dessa maravilhosa visita; mais uma; que consolida e fortalece os laços entre estes dois estados irmãos, e como Aderbal falou, "que só frutos positivos haverão de ser colhidos". A visita da família Nogueira se deu exatamente entre os dias 25 e 30 de Dezembro, último. 

Um comentário:

Lima Verde disse...

Parabens a Aderbal e o pessoal da SBEC.

Fernando Cesar Lima Verde