União Ceará e Pernambuco... Por:Lívio Ferraz

Múcio Procópio, Pedro Luiz e Lívio Ferraz

Temos um plano a toda esta caravana. Mas em seu meio, vamos readequando e realizando conforme as possibilidades que vão ocorrendo. Na segunda manhã, já domingo de carnaval, tivemos a oportunidade de compartilhar com toda a cidade de Triunfo, através da Rádio Triunfo FM, 87,9 MWs, alguns pontos que norteiam a história do cangaço e ao Cariri Cangaço; evento que se prepara para estrear nessa maravilhosa cidade, congregando mais e mais pessoas e celebrando a união Ceará e Pernambuco.

Seguimos então a Buique, Distrito de Guanumby, Pernambuco, onde reside Manoel Dantas de Loyola – Candeeiro, ex-cangaceiro de Lampião e que conta atualmente com 98 anos de idade. Pela terceira vez na história tivemos oportunidade de estar consigo em sua casa, tendo também compartilhado de alguns momentos na linda cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará. 

Caravana Cariri Cangaço em visita ao ex-cangaceiro Candeeiro

Muito embora tendo passado por alguns problemas de saúde, sua lucidez continua evidente. O esquecer, o não saber, vezes decorrem da realidade que lhe é inerente, muitas vezes, do cintilar de sua sensibilidade a lhe despertar sobre com quem se encontra falando e daí o entender de dizer ou não, tendendo a mudança de assunto em caso negativo. De uma forma ou de outra, compartilha com todos nós de uma risada gostosa. De uma simpatia sem tamanho. O tempo, a era, a realidade vividos não outorgam a quem quer que seja dizer o que foi certo e o que foi errado de uma forma simplesmente objetiva, mas, a ter um pouco de tino histórico e social e perceber ao que o ser humano é capaz para sobreviver e, nas palavras de Zé Ramalho, relembrar que “ ...Na dor, toda carne se trai...”.

Lívio Ferraz

Nenhum comentário: