O mais novo investigador do cangaço Por:Luquinhas Calegari

De: Lucas Poton Calegari, idade : 8 anos

Oi Severo sou eu "Luquinha" o Novo Investigador do cangaço . Eu conheci este grupo que estuda o cangaço com o escritor João de Sousa Lima. Primeiro foi um jantar e depois comecei a conhecer vocês, viramos amigos e agora faço parte deste grupo. 

Dos lugares que visitamos os que mais gostei foi a Grota de Angico onde o Virgolino (Lampião) morreu e na fazenda em Serra Talhada onde ele nasceu. Gostei também de visitar a fazenda Touro (BA) local onde Ezequiel, o irmão de Lampião  morreu e a casa onde a Maria de Déia (Maria Bonita) morou em Malhada do Caiçara. Outro lugar que achei interessante foi a fazenda em Maranduba onde o tiroteio entre os cangaceiros e volantes deixou dezessete policiais mortos. De lá trouxe de lembrança um crânio de uma vaca.

Lucas, Matheus e a lembrança da Maranduba
Matheus e Aderbal na Lagoa do Mel
Lucas, Matheus e a Caravana em Nazaré
Lucas, Matheus e Caravana na Vila de dona Generosa


Gostamos muito do passeio, já estamos querendo voltar rsrs . Todos dias eu e meu irmão olhamos o blog Cariri Cangaço gostei muito das fotos no blog ,só faltou do meu irmão. Se vc tiver ai coloque também que ele vai ficar muito feliz. Depois você manda a minha carteirinha de investigador do cangaço  Mande um abraço para todos, fala pro Vovô Múcio que eu quero ver ele no próximo encontro de vcs. Obrigado Luquinha !tchau Severo.

Ah Severo ia logo me esquecendo, a próxima vez que vc for fazer uma viagem de estudo no cangaço me chame porque eu vou ficar muito agradecido. Atenciosamente.

É isso . Tchau Severo.                                                                                                                                                            
Luquinhas e Matheus, novos Investigadores do Cangaço
     


Matheus e Luquinhas, na Casa de Maria Bonita


Estávamos em Serra Talhada, já no final de nossa jornada com a Caravana Cariri Cangaço-GECC, quando vieram me mostrar uma mensagem de celular enviada a uma tia pelo pequeno Luquinhas, que dizia assim: "Tia eu faço parte agora de um grupo de investigadores do cangaço, eles são muito famosos e vão me levar até para Portugal com tudo pago"! Bem, tirando o "famosos" e desejando que essa viagem a Portugal se confirme, rsrsrs, o resto foi a surpresa pela grande e prazerosa companhia durante boa parte de nossa caravana, com a família de Karlon, pai de Luquinhas e Matheus. Na verdade eles estavam em Paulo Afonso, sob a "tutela" do amigo João de Sousa Lima e dali se uniram a nosso grupo, para nossa satisfação.

Crianças sempre acabam fazendo a diferença, mas Luquinhas e Matheus possuíam um algo mais. Incrível como eles se identificaram com as coisas e as raizes nordestinas; são do estado do Espírito Santo; e a cada visita e a cada informação, mais e mais eles se encantavam, por muitas vezes percebíamos seus olhinhos brilhando, para isso não há preço. Logo cedo da manhã estavam os dois a postos para mais uma caminhada, percorriam todas as trilhas e só voltavam a noite, muitas vezes dormindo é claro... mas acabaram por nos dá uma grande lição: Temos aqui em nosso chão, na nossa terra, um tesouro precioso e que muitos de nós não consegue enxergar. Jamais vou esquecer a emoção do Luquinhas quando vestiu a camisa vermelha do Cariri Cangaço.


Queridos Luquinhas e Matheus, sejam bem vindo a esta família, a família dos Vaqueiros da História, a família Cariri Cangaço, e saibam que "famosos" são vocês, os mais novos Investigadores do Cangaço.Muito obrigado.
Manoel Severo

7 comentários:

José Mendes Pereira disse...

Luquinhas e Matheus:

Parabéns pelo desejo de serem pesquisadores do cangaço, no meio de tanta gente famosa, que está concluindo a literatura lampiônica.
Nesta idade, de oito anos, no futuro vocês serão famosos e substitutos desta geração de escritores, pesquisadores e historiadores do Brasil. Quantos deles começaram novinhos, e hoje são os maiores conhecedores da cultura brasileira.

Faça uma visitinha ao blog do Mendes e Mendes,página que diariamente segue o Cariri Cangaço, do amigo Manoel Severo.

Clique no link.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2012/03/o-mais-novo-investigador-do-cangaco.html

Abraço,

José Mendes Pereira

Anônimo disse...

Severo muito Obrigado, ah meu Deus não aguentoo quanta coisa eu não acreditoo agora eu to famoso Ahh !

Luquinhas

Anônimo disse...

Oi Severo !
Eu queria te agradecer por colocar as fotos no blog ficou muito bom . Gostei de tudo e principalmente de ter encontrado novos amigos muito legais . Até a próxima Atenciosamente , Matheus .

Juliana Ischiara disse...

Olá Luquinha e Matheus, tudo bem?

Fico feliz por vocês continuarem interessados no assunto. Todo grupo de pesquisadores precisa de novos adeptos para continua sua saga, vocês com certeza serão muito mais "famoso" que nós, claro, não somos famosos somos apenas dedicados. Mas vocês serão famosos por terem começado cedo e se dedicarem na continuação da preservação de nossa história e cultura. Foi muito bom conhecê-los, adorei a família inteira. Qua papai do céu abençoe grandemente a familia inteira.

Abraço carinhoso.

Juliana Ischiara

Anônimo disse...

Duas figuras que me deram muito prazer em conhecer,assim também como seus pais, um casal nota mil.
aqui em Paulo Afonso estamos sempre a disposição
grande abraço e sejam bem vindos ao grupo

Anônimo disse...

Grande artigo, parabens Severo por saber cultivar amizades, acima de tudo pela valorização sincera e amiga de cada um. Os meninos realmente ficaram "famosos" e no melhor dos sentidos; pela pureza e alegria de coração.

Geisa Gonçalves

Anônimo disse...

OLÁ, Luquinhas! adorei conhecer seu perfil nesse blog. Você um menino lindo e cheio de futuro, pois demonstra que sabe valorizar as coisas certas da vida. Parabéns! Continue a ser motivo de orgulho para seus pais. Gde abraço pra vc e outro pra seu irmão, que aparenta ter o mesmo bom gosto que você! Abração, Rúbia (sou amiga de seu pai)