O valor cultural do Nordeste Por:Carlos Eduardo

Carlos Eduardo

O sociólogo Voldi escreveu um texto cuidadoso criticando as acusações do Sr Pedro de Morais sobre um possível comportamento homossexual de Lampião e outros membros de seu bando de cangaceiros (Ver postagem neste mesmo blog). Sua critica é bem construída e a hipótese apresentada no livro do Sr Morais, é indefensável. Voldi vai além, faz uma análise do comportamento de parte da sociedade brasileira em tempos atuais e declara seu entendimento: “Penso que o Sertão do nosso Nordeste seja a única área verdadeiramente definidora de um caráter BRASILEIRO”. Acho que Voldi exagerou nessa afirmação.

Em outro trecho, Voldi discordando da forma como parte dos meios de comunicação tratam a cultura nordestina, declara: - em nome de uma palavrinha mágica “FICÇÃO”, roteiristas e diretores têm adotado quase sempre o tom jocoso e depreciativo, como se o povo do SERTÃO nordestino fosse somente essa coisa que causa risos e diverte a nação. Adiante, o sociólogo inconformado fala de um desprezo nacional pelo sertão nordestino e sua gente.

Eu, muito humildemente quero divergir das opiniões de Voldi, pois não concordo absolutamente com essa opinião de que a nação vê o nordestino e sua cultura com desprezo e falta de seriedade. Nem tão pouco que o caráter brasileiro será exclusivamente resultante do povo nordestino. Para dar um exemplo bem simples e atual, no Carnaval do Rio de Janeiro, foram homenageados o Rei do Baião Luiz Gonzaga, a literatura de cordel, São Luis do Maranhão, e o escritor Jorge Amado. Entendo que a homenagem foi o reconhecimento do valor cultural da poesia nordestina e do talento dos dois artistas representantes da região. 

Carlos Eduardo
Rio de Janeiro

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Carlos Eduardo,

Gostaria de agradecer sua opinião quanto ao texto que elegantemente o amigo Manoel Severo publicou no Cariri Cangaço.
Comento, no entanto, que a minha visão está pautada na análise de longo período histórico e que, é óbvio, a dinâmica da sociedade brasileira vai aos poucos convergindo para uma reparação histórica quanto ao Sertão nordestino.

Sua discordância para com a minha opinião é salutar, afinal ninguém detem a verdade de per si e sozinho.

Temos todos o direito de nos colocarmos e você também o tem.

Ainda bem que as honenagens ao REI Luiz Gonzaga, ao grande Jorge Amado (este mais para a capital do que pro Sertão), e a Literatura de Cordel foram na verdade oruindas da vontade de grupos de camadas populares que compõem as escolas de samba do Rio. Ainda bem que nos salvamos por aí.

Bem sem entrar no mérito absoluto e querer convencê-lo, repito: todos nós temos o direito a expressar opiniões com elegância e respeito às divergências.

Cordias suadações,

Voldi Ribeiro
Sociólogo - Pesquisador
Paulo Afonso-BA