Leão Sampaio por Napoleão Tavares Neves


Napoleão Tavares Neves e Bosco André

A história de nosso cariri se confunde com a de seus vultos; homens e mulheres que com trabalho, dedicação, suor e muito talento, construíram a história desta maravilhosa região do sul de nosso Ceará.

Barbalha, a terra dos Verdes Canaviais, um dos principais anfitriões do Cariri Cangaço, tem em Leão Sampaio um de seus ícones. Nascido em fevereiro de 1897, ingressou na faculdade de medicina da Bahia transferindo-se posteriormente para a Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro , onde se formou em 1922. Especializou-se em Medicina Clínica e oftalmologia, retornando em seguida para a terra natal. Posteriormente politico de renome e de reconhecido prestígio em toda região, com o apoio do Padre Cícero, elegeu-se deputado constituinte em 1933. Elegeu-se novamente deputado em diversas ocasiões, participando das constituintes de 1934, 1937, 1946, 1967 e 1969.

Por ocasião da passagem de Virgulino Ferreira da Silva na região do Cariri, em março de 1926, antes mesmo de entrar em Juazeiro do Norte e protagonizar o polemico episódio da Patente de Capitão, Lampiâo esteve em Barbalha, onde dizem ter sido recebido pelo renomado médico, e incluisve tenha recebido do mesmo um pequeno "presente": uma pistola mauser.
Nesta quarta-feira, dia 6 de junho, vamos conhecer a personalidade e a história de Leão Sampaio, a partir do médico e memorialista, Napoleão Tavares Neves.


Leão Sampaio por 
Napoleão Tavares Neves
Dia 6 - 4ª. feira, 15:30h
Auditório anexo à Academia de Medicina da UFC - 
Rua Paulino Nogueira, 315, Bloco 3, bem ao lado da Reitoria da UFC.
Fortaleza - Fortaleza

Nenhum comentário: