Osmiro Mata Sete Por:Angelo Osmiro


Antonio Amaury, Joao de Sousa, Angelo Osmiro e Leandro Cardoso

Há alguns meses foi lançado com bastante polemica, ao ponto de ter sido proibido pela Justiça, o livro Lampião o Mata Sete, trabalho muito contestado por todos os pesquisadores sensatos do tema Cangaço. Foi sugerido por alguns colegas que não se comprasse o livro em foco, entretanto não concordei com a idéia e procurei adquirir o trabalho, o que fiz através de um amigo na capital baiana onde o livro havia sido lançado. 

Como já expressei em vezes anteriores, em centenas de livros que li sobre o tema não encontrei um que se aproxime de tantas aberrações contidas nesse trabalho, um verdadeiro desserviço à pesquisa do cangaço. Archimedes Marques em trabalho de fôlego fez em seu livro de contestação Lampião Contra o Mata Sete o que a maioria dos pesquisadores queriam ter feito, um trabalho que acaba com qualquer tipo de duvidas, se é que chegou a existir, sobre a verdadeira personalidade de Lampião. 


Não se trata aqui de querer transformar Lampião num herói, até porque ele nunca foi, mas sim relatar os fatos o mais perto da verdade que for possível. Lampião foi um cangaceiro cruel, causou muitos danos ao sertanejo nordestino, assaltou, matou, castrou, infringiu a lei de varias maneiras, teve sete policias de estados diferentes em seu encalço por cerca de vinte anos, tornou-se famoso, foi tema de filmes, musicas e incontáveis livros, inclusive esse que quis transformar esse cruel e temível cangaceiro, contra todas as evidencias, em homossexual, corno manso e o pior, todos sabiam, inclusive seus comandados, e ninguém nunca disse nada. Todas essas aberrações e outras mais são rebatidas por Archimedes, item por item, não deixando duvidas quanto ao delírio que foi escrito no livro que ele vem contestar; o que faz com muita competência.Caro Archimedes, você não só atendeu as expectativas e atingiu os seus propósitos, como o fez com muita competência. Parabéns.


Ângelo Osmiro Barreto
Presidente GECC (Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará)
Conselheiro Cariri Cangaço

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá pessoal.

Esse comentário do nosso amigo Angelo Osmiro sobre o livro do Archimedes, não deixa dúvidas quanto ao valor da obra em questão. Aliás, equilibrio e sensatez sempre foi o ponto forte nos textos escritos pelo Angelo.

Abraço a todos.

Sabino Bassetti