Os Últimos Cangaceiros e mais um Prêmio Por: Wolney Oliveira

Moreno e Durvinha

É com satisfação que informamos que nosso filme " Os Últimos Cangaceiros " ganhou o prêmio principal da mostra competitiva ibero-americana do " 7° DocsDF 2012  Festival  Internacional  de  Documentários da Cidade do Mexico" . O evento foi realizado de 8 a 18 de novembro e teve mais de quinhentos filmes inscritos na mostra competitiva ibero-americana. Foram selecionados dez  documentários oriundos da  Argentina, Chile, Uruguai, Equador , Venezuela, Brasil  e Porto Rico.


"Os Últimos Cangaceiros" já foi exibido em festivais como os do Rio de Janeiro; de Guadalajara, no México; de Punta del Este, no Uruguai; de Toulouse, na França; de Hamburgo, na Alemanha; de Havana, em Cuba; de Lima, no Peru; de Santiago, do Chile, de Mar del Plata, na Argentina e no Cine Ceará, dentre outros, e é o quinto prêmio que coleciona (dos quais três são internacionais e dois do Brasil).

O filme conta a história de Durvinha e Moreno, que, por mais de meio século, esconderam sua verdadeira identidade até dos próprios filhos, que cresceram acreditando que os pais se chamavam Jovina Maria da Conceição e José Antonio Souto, nomes falsos sob os quais haviam reconstruído suas vidas. Durvinha e Moreno fizeram parte do bando de Lampião, o mais controverso líder do cangaço. A verdade só é revelada quando Moreno, então com 95 anos, resolveu dividir com os filhos o peso das lembranças e reencontrar parentes vivos, entre eles seu primeiro filho.
Grande abraço,

Wolney Oliveira 

Nenhum comentário: