Vem aí: Cariri Cangaço Parayba !!!



Depois das confirmações das Avant Premier do Cariri Cangaço nas cidades de Lavras da Mangabeira nos dias 18 e 19 de Maio e Piranhas, em Alagoas  no mês de Julho; confirmamos a chegada do Cariri Cangaço ao estado da Paraíba. Em recente reunião de trabalho acontecida na cidade de Sousa, neste último dia 02 de abril, foi fechada a realização do Cariri Cangaço Parayba; iniciativa que marca a parceira do Cariri Cangaço com o Centro Cultural do Banco do Nordeste em Sousa. À frente do empreendimento, o confrade Wescley Rodrigues, representando o Cariri Cangaço e o Coordenador do CCBNB em Sousa, César Nóbrega. Participaram ainda do encontro Sérgio Silveira e Irís Mendes, também representantes de Sousa e da cidade de Nazarezinho.

O formato do evento, à exemplo do Cariri Cangaço em Lavras da Mangabeira, terá a duração de dois dias, contando com Conferências, Debates e Visitas Técnicas. Além da cidade de Sousa teremos a participação da cidade de Nazarezinho, berço de um dos personagens mais marcantes do cangaço na Paraíba: Chico Pereira. O convite é confirmado pelo professor e pesquisador, representante do Cariri Cangaço, Wescley Rodrigues: "convidamos a todos para participar de mais um evento cultural que, antes de tudo, além de promover um debate profícuo sobre o nosso Nordeste e sertão, possibilita um reforço das nossas raízes e tradições culturais."


Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço ressalta a importância da iniciativa: " O Cariri Cangaço Parayba consolida sem dúvidas este grande sentimento de integração que hoje é uma realidade entre todos aqueles que pesquisam o cangaço no Brasil; a agenda do Cariri Cangaço é intensa; em Maio temos Lavras da Mangabeira, em Junho; Sousa e Nazarezinho, em Julho, Piranhas nas Alagoas e em Setembro o grande Cariri Cangaço 2013, reunindo mais de 150 pesquisadores de todo o Brasil. Só nos resta louvar o trabalho e a dedicação do confrade Wescley Rodrigues e toda a equipe do CCBNB de Sousa e Nazarezinho, e dizer que sem dúvidas é uma grande honra estarmos juntos nesta empreitada".

Wescley Rodrigues

E ainda assevera Wescley Rodrigues, "na oportunidade, além de voltarmos os debates para o cangaço na Paraíba, é pretensão encabeçarmos um manifesto na cidade de Nazarezinho, para o restauro e preservação pelo poder público, da casa de Chico Pereira, que está deteriorando-se devido à ação do tempo. Sendo que, assim como foi feito em Paulo Afonso e Serra Talhada com a criação do museu na casa que pertenceu a família de Maria Bonita e Lampião, tal seria feito também na antiga propriedade da família de Chico Pereira. Isso é uma forma de protegermos o patrimônio material e cultural do cangaço, haja vista que um povo sem história e sem símbolos ou monumentos que sinalizem para o seu passado, é uma povo com identidade fluída." O Cariri Cangaço Parayba tem ainda o apoio do GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço e do GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará.

Em Junho...Cariri Cangaço Parayba !!!
Sousa e Nazarezinho 
Programação Completa em breve...

Cariri Cangaço Parayba

NOTA CARIRI CANGAÇO: A cultura como elemento de integração para o desenvolvimento; o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) é uma ação concreta dessa política. O primeiro equipamento foi inaugurado em julho de 1998, em Fortaleza, o segundo, localizado em Juazeiro do Norte e com uma atuação regional no Cariri, iniciou seu funcionamento em 04 de abril de 2006 e o terceiro, instalado na cidade de Sousa-PB em 25 de junho de 2007, atuando na região do Alto Sertão Paraibano. Desta forma, o CCBNB tem se firmado no cenário cultural Nordestino como um espaço onde é permitido experimentar a diversidade de conceitos, estilos e suportes, oferecidos em sua programação. Isto significa trabalhar cada Programa relacionando-o a um contexto mais amplo, estabelecendo pontes entre saberes e transformando-se em um lugar de encontro dos vários públicos para usufruir e refletir sobre arte e cultura. O CCBNB oferece a seus visitantes uma variada programação diária e gratuita, enquanto dedica-se a formar um público crítico. Tendo como princípio que uma ação cultural efetiva é resultado do diálogo com os artistas,  com as comunidades e o público em geral, o Centro Cultural Banco do Nordeste trabalha sua programação a partir de um edital anual onde recebe propostas de artistas nas áreas de cinema, artes visuais, música, artes cênicas, literatura, história, patrimônio e atividades infantis. Nos espaços do Centro Cultural Banco do Nordeste o público descobre o prazer de conhecer e apreciar a arte e a cultura: do Nordeste, do Brasil e do Mundo.
FONTE: http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/Centro_Cultural_Sousa

Nenhum comentário: