Casa do Clã Augusto: Ícone da história e memória de Lavras

Emblemático Casarão dos Augusto no centro de Lavras

Bem no centro de Lavras da Mangabeira; geograficamente onde deveria está, e onde se localizam todas as Casas dos grandes potentados locais dos mais diversos rincões de nosso sertão do final do século XIX e inicio do século XX. Estrategicamente encravada em uma das principais ruas do centro da cidade, a pouco metros da Igreja matriz e dos principais prédios públicos do lugar, se ergue o cenário onde foram definidos boa parte dos atos que determinariam a vida e a morte no sul do estado do do Ceará por muitos e muitos anos: A Casa de dona Fideralina, do Clã dos Augusto.

Manoel Severo e prefeito Gustavo Augusto Bisneto

Alberto Teixeira, Manoel Severo e o prefeito d Barbalha, José Leite na visita à Casa de Dona Fideralina

De equina e sob uma leve inclinação de relevo, a Casa do Clã Augusto no centro de Lavras, guarda memórias de um tempo em que a lei e a ordem eram definidas pelo humor e a força do bacamarte. Por ali e também  no sítio Tatu, dona Fideralina decidia os destinos de Lavras com mão de ferro, fazendo se perpetuar no poder sua prole, seus parentes e afilhados políticos.
 
O prefeito Tavinho, trineto de dona Fideralina , Bismarck Oliveira e o Bacamarte que pertenceu à matriarca de Lavras da Mangabeira.

Nós que estudamos a temática do coronelismo e nos aprofundamos nas maravilhosas e intrigantes histórias do sertão de nosso Ceará e do nordeste, não poderíamos deixar de sentir o forte magnetismo contido por entre aquelas paredes, móveis e utensílios seculares. Cada recanto e cada canto da casa dos Augusto parecia nos trazer cenas irretocáveis da tradicional história lavrense tão bem delineadas pelo poeta maior Dimas Macedo em sua conferência da tarde anterior.

E o grande Dimas Macedo nos provocava  a imaginação: "Severo desta janela os homens do Coronel Gustavo rechaçaram os jagunços de Quinco Vasques na invação de Lavras no começo do século passado..." E me veio a memória um embate de Titãs; de um lado a força inegável e a valentia de um clã como o dos Augusto, do outro lado a coragem, beirando a loucura de um outro personagem emblemátcio de nosso Cariri: Quinco Vasques do Clã dos Terésios de Santa Terteza. Novamente tínhamos nas mãos a oportunidade de reviver momentos heróicos de homens e mulheres que escreveram, muitas vezes com sangue, a história do Cariri do Ceará.

Presidente do GECC -Ângelo Osmiro, o escritor mirim, Ezequiel e o poeta maior Dimas Macedo
Afrânio Mesquita e escada que leva aos aposentos superiores da Casa
João Lemos, Dimas Macedo e Bismarck Oliveira

Visitar a casa dos Augusto, no centro de Lavras, é voltar ao passado. A Casa recem adquirida por um de seus trinetos; o deputado Heitor Ferrer; mantem-se com o um Museu, onde nas paredes vamos encontrar magnifico material iconográfico de toda a família, desde o casal Ildefonso e Fideralina, passando pelos filhos, netos, bisnetos até as gerações atuais. Muitos móveis são de época, e ainda tivemos a oportunidade de ver um bacamarte pertencente à família e os brincos que foram de dona Fideralina.

 Manoel Severo e Dimas Macedo em vista a Casa de Fideralina
Destas janelas homens da família Augusto rechaçaram homens de Quinco Vasques
Prefeito de Barbalha, José Leite, descendente dos Terésios , visita à Casa dos Ancestrais de sua esposa, os Augustos.
Emerson Monteiro, outro trineto de dona Fideralina e os brincos da Matriarca sob a guarda da secretária Cristina Couto.

Sem dúvidas a visita a tão importante cenário histórico nos encheu de satisfação, honra e entusiasmo, nos dando a certeza de que vale a pena desenvolver esforços na direção do fortalecimento da memória e tradições de nosso terra e de nossa gente. O Cariri Cangaço Lavras da Mangabeira em sua primeira Avant Premier, sente o dever cumprido. Só nos resta louvar o espetacular trabalho do prefeito Tavinho e da inigualável Secretária de Cultura Cristina Couto, verdadeiros gigantes  na defesa do que temos de mais precioso: Nossa história.

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço

Um comentário:

Anônimo disse...

Caramba, que coisa bacana!
Meus avós moraram ai nesta casa e me contaram muuuitas histórias vividas da família.
Infelizmente eles faleceram, minha avó faleceu recentemente (5 meses).
Eles são : Ildemar Correia Lima e Maria Terezinha de Jesus Corria Lima.
Foi uma grande perda. Sinto falta das histórias...
Ass: Paulo Emílio Corria Lima Paes Barreto
ppauloemilio@hotmail.com