O Ataque a Sousa ressuscita durante o Cariri Cangaço Parayba

Ângelo Osmiro, Manoel Severo e Bismarck Oliveira na última Mesa da Noite

Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço foi o mediador da terceira e última Mesa de Debates do primeiro dia de Cariri Cangaço Parayba. O auditório do Campus da UFCG em Sousa acolheu pesquisadores, escritores, estudiosos e curiosos para participar de mais um intrigante debate sobre um dos mais marcantes episódios do cangaço em terras paraibanas: O ataque do bando de Lampião a Sousa em 1924.

Quais as verdadeiras razões para o ataque? Quem realmente estava por trás de todo o planejamento, articulação e logística para a empreitada? Que ingerências políticas acabaram trazendo o tempero que faltava para a grande jornada? Qual o papel de Zé Pereira de Princesa? Como se deu o encontro de Chico Pereira com o Rei do Cangaço? Quem foi Otávio Mariz? Porque a população de Sousa se calou diante de tanta selvageria? Essas e muitas outras perguntas foram o pano de fundo para a espetacular noite que teve como protagonistas os escritores Ângelo Osmiro e Bismarck Oliveira.

"Mais uma vez estamos diante de um episódio que só fortalece a nítida e estreita ligação do cangaço com o coronelismo, quase como uma relação simbiótica, como em Mossoró, Sousa também apresenta fortes indícios dessa ligação..." Manoel Severo


 "Sem dúvidas ainda temos muito a pesquisar e desvendar sobre esse fatídico e marcante episódio do ataque a Sousa, muitos mistérios ainda precisam ser desvendados..." Bismarck Oliveira.

"Qual a verdadeira natureza do ataque a Sousa? Seria só a vingança perpetrada por Chico Pereira ou teríamos ali mais uma grande demonstração da força e poder do coronel José Pereira...? Ângelo Osmiro

Por duas horas os conferencistas e convidados puderam se debruçar mais detidamente sobre os aspectos políticos e econômicos que também inevitavelmente faziam parte do cenário do ataque a Sousa naquele distante 1924. Lampião ferido em recém combate , não participou da empreitada. Sob o comando de seus irmãos, Antônio e Levino e ainda de seu lugar tenente Sabino Gomes o bando veio a se unir a Chico Pereira e a outros cabras e perpetraram um dos maiores e mais impressionante saques e depredações e todos os tipos de selvageria as quais uma cidade poderia passar. Assassinatos, roubos, estupros, uma sanha alucinada de celerados que transformaram Sousa num cenário de guerra e devastação.

No ano de 2014, o ataque a Sousa virá a completar 90 anos...

Cariri Cangaço

Nenhum comentário: