Dianópolis, uma viagem inesquecível ! Por:Sousa Neto

 
 Sousa Neto e a Capelinha dos Nove

No meio da manhã de sábado, saindo do estado da Bahia adentrando ao estado do Tocantins, eis que se apresenta imponente o primeiro sinal do nosso destino, a absoluta e afamada Serra Geral. A emoção nos invade e se torna ainda mais intensa. Estávamos chegando naquele recanto do Brasil tão rico de encantos naturais e tão cheio de histórias. A Dianópolis de quem tanto ouvimos falar, finalmente se apresenta tão cortejada encantadora e bela. Satisfação, prazer, emoção, euforia, ansiedade, uma soma e  misto de emoções!

Observava que os meus companheiros de viagem, estimado amigo Professor Pereira e o meu irmão Tony sentiam a mesma sensação. Ressalto no primeiro instante a sua geografia, as primeiras pessoas e seus comportamentos em busca de semelhanças com o longínquo Cariri Cearense de onde partimos. Sim, algumas simetrias como havia imaginado.

 Entrada de Dianópolis
Serras Gerais

O nosso anfitrião já buscava saber de nosso paradeiro. Trata-se de Hagahús Araújo o maior humanista que já tive o prazer de conhecer. Uma festa havia sido preparada para nós. A família nos ofertara um suntuoso banquete. Todos estavam lá de braços abertos para nos receber. Foi um encontro memorável e inesquecível. Confesso que fiquei impressionado com tamanha receptividade.

Em casa de Hagahús e dona Josa, sua esposa, estavam os seus irmãos Vilar e Wilson além de filhos, genros, noras, netos e bisneto. Havia começado uma festa que duraria quase três dias. Entre pesquisas, documentação e viagens  de campo, havia sempre  uma festa para nós.

Casa de Abílio Wolney 
 
 Antônio Souza, Hagahus e Wilson Araujo recebem Prof. Pereira e Sousa Neto
Armas do Padre Pereira e Luiz Padre

Hagahús Araújo um verdadeiro gentleman,  educado e  gentil com todos, sempre disponível e acolhedor. Corretíssimo e honesto em tudo que faz, tentando amparar sempre, qualidades que soube utilizar na educação dos filhos que carregam consigo as características dos pais. É sempre referenciado como exemplo a ser seguido. Ativo, trabalhador e progressista, contribuiu e continua contribuindo para o desenvolvimento daquela região. Na mesma proporção Dona Josa, a sua tão carinhosa esposa possuidora de qualidades iguais a do esposo. Quem foi que disse que os semelhantes não se atraem?  Tem mãos de fadas, de uma elegância incomparável, nas artes plásticas é uma grande artista e não poderia ser diferente... Só os possuidores de uma carga grande de sensibilidade sabem o que é isso.

Dr. Wilson Póvoa e Dona Celeste, um casal arrebatador! Dr. Wilson como é mais conhecido em Dianópolis, assim como os demais irmãos, é cordato, receptivo e muito querido por todos, um homem de grandes méritos, também vocacionado as causas sociais, afinal dirigiu o Instituto de Menores de Dianópolis por quase 30 anos ao lado de sua adorada esposa Dona Celeste, o que precisa dizer mais?

Vilar Araújo: “O lorde” como carinhosamente foi tratado por nós. É espirituoso, memorialista e comunicativo, sempre com uma história para contar, definitivamente contente e com um sorriso estampado no rosto. Sempre foi dedicado a vida no campo, nas fazendas, que na juventude seguia com as “comitivas” por aqueles sertões. Esses são os filhos de Luiz Pereira Jacobina (Luiz Padre) ou de José Araújo e Silva (Zeca Piauí).

 Capelinha dos Nove
Tony e Sousa Neto: Pertences de Luiz Padre

Tivemos também o prazer de conhecer o Dr. Abílio Wolney Aires Neto (Juiz de direito) e o Dr. Voltaire Aires (advogado), netos do prestigioso Coronel Abílio Wolney. Ambos pesquisadores e escritores de varias obras relacionadas a Coronéis, Jagunços e a historia da cidade. Pessoas de vasto conhecimento e reconhecimento que nos dispensaram uma grande atenção.

Dianópolis: Da antiga vila de São José do Duro restam algumas casas e muita história. Hoje Dianópolis é uma cidade polo naquela região sudeste do Tocantins. Com um comercio ativo e próspero, o município se desenvolve graças ao trabalho de sua gente pacata e hospitaleira. Tem grande destaque na educação, por ter nomes consagrados na literatura, possui a Academia Dianopolina de Letras, ensino profissionalizante e ensino superior através da FADES (Faculdade para o Desenvolvimento do Sudeste Tocantinense, que oferece curso de Direito, Administração, Ciências Contábeis, entre outros).

Ruínas da velha casa da fazenda Prazeres onde após assassinarem o Cel. José Inácio buscam acabar os outros "Piauís" Luiz Padre e Sinhô Pereira. O combate começou pela manhã e terminou a noite. A residência pertencia a Antoninho cunhado de Luiz Padre e genro de Abílio Wolney.
Entrada da fazenda Malheiro, propriedade que José Inácio haveria de comprar por cinco contos de reis se recebesse o dinheiro que Aldo Borges lhe devia.

Sede da fazenda Santo Antônio. Nessa casa morava Benevenuto, o velho Bené, nesse local foram assassinados por Aldo Borges, Clarindo da Silva e Antão José dos Santos, cangaceiros de Luiz Padre.


Os principais pontos turísticos do município se constituem de rios com belas cachoeiras, cascatas, nascentes, piscinas naturais, algumas termais e velhas minas de ouro, todos de fácil acesso. Os rastejadores da história conheceram ainda as fazendas Santo Antônio e Prazeres palcos de grandes combates entre nordestinos e goianos. A casa de Liberato Póvoa onde foi assassinado o Coronel José Inácio de Sousa (Zé Inácio do Barro), o suposto local da sua sepultura, a capelinha onde guarda perpetuamente os nove chacinados no tronco.

Ao final, nos despedimos com lágrimas, de saudades, nos olhos e a certeza da conquista de dezenas de amigos, nessa acolhedora cidade de Dianópolis-TO.  Além da bagagem cheia de informações, fotos, e dados, que serão importantes ao nosso trabalho de pesquisa.

Sousa Neto
Pesquisador e Escritor
Conselheiro Cariri Cangaço


NOTA CARIRI CANGAÇO: Confirmadas as presenças dos estimados amigos Hagahús e Wilson Araujo como também de Abilio Wolney Neto e Antônio Souza no Cariri Cangaço 2013, e em 2014: Cariri Cangaço Dianópolis ! Quem viver verá !

5 comentários:

Anônimo disse...

A determinação e o desejo de buscar a verdade absoluta dos fatos, fazem de Souza Neto um historiador brilhante. Por isso sou sua fã. Parabéns aos estudiosos desse fenômeno nordestino.

Maura Martins

Anônimo disse...

eu não sabia que os filhos de luiz padre ainda estavam vivos, que noticia boa.esse evento do cangaço vou fazer questão de ir. parabéns aos idealizadores. viva ao nosso cariri.

Rosimeire Andrade

ericsoncarvalho10@hotmail.com disse...

Sou médico veterinário Como tenho escrito bastante por onde passei, já fui apelidado de jornalista. Ao me formar em medicina veterinária, fui a Dianópolis(ainda goiás)reencontrar as minhas raízes: Os filhos do eterno chefe da família Pereira de Serra Talhada, Pe. Luíz Padre, que juntamente com o seu primo Sebastião Pereira (Senhô Pereira), foram os precursores do cangaço no nordeste Brasileiro, o qual foi entregue a Virgulino Ferreira da Silva, o lampião.Através dessa história extraordinária que vocês proporcionaram, lembrei-me de um passado lindo, revi a bela Dianópolis, hoje mais progressista, onde com certeza desenvolvi um bom trabalho, através da EMATER.GO, e fui reconhecido, mas não negarei que a política exacerbada,talvez para quem não me merecia, assim como as extravagâncias e orgias exageradas próprias da juventude, fizeram-me separar de uma parte do meu coração.
Porém, acredito no traçado de Deus e no próprio destino. Nada tenho a reclamar da vida, apenas saudades de Dianópolis e da sua gente hospitaleira, principalmente de um cidadão, um gentleman na concepção da palavra,o maior sinônimo de educação que já pude conhecer. Saúdo:Dr.Wilson Araújo Póvoa. Meu eterno ídolo.
Saúdo Dianópolis e sua gente.

Ericson Pereira de Carvalho.

Anônimo disse...

Que linda é Dianópolis das mulheres bonitas.

CARIRI CANGAÇO disse...

Caro Ericson, grande abraço, seja bem vindo a família Cariri Cangaço.

Manoel Severo