Barro, anfitrião de luxo do Cariri Cangaço 2013

Prefeito Neneca Tavares e Secretário Sousa Neto recebem Manoel Severo

O prefeito do município de Barro, Neneca Tavares, ao lado do Secretário de Cultura, pesquisador e escritor Sousa Neto, receberam o curador do Cariri Cangaço Manoel Severo para reunião de trabalho quando foi fechada a participação oficial de Barro na edição do Cariri Cangaço 2013. O encontro seu deu no gabinete do prefeito Neneca  Tavares e contou ainda com a participação da primeira-dama do município e de outros assessores e colaboradores da municipalidade.

Para Manoel Severo, "Barro é sem dúvidas um dos cenários mais privilegiados de todo cariri no que diz respeito ao cangaço, notadamente de Sinhô Pereira e Virgulino Ferreira. Foi aqui onde boa parte de tudo começou, onde se consolidou o bando de Sinho Pereira, foi para cá que vieram Dona Chiquinha Pereira e família após a morte de seu marido e era aqui que vivia e fez história um dos grandes e marcantes personagens do coronelismo nordestino: major Zé Inácio do Barro, teremos um Cariri Cangaço inesquecível; com o apoio vital e definitivo do excelente prefeito Neneca Tavares e do querido amigo Sousa Neto" completa.

 Sousa Neto e Manoel Severo em visita a "Casa das André"

Além de toda riqueza histórica do município de Barro, os convidados do Cariri Cangaço terão a oportunidade de conhecer de perto o início da Saga de um dos mais famosos cangaceiros nordestinos; Sinhô Pereira. Dentre as visitas programadas para o evento, teremos a Casa  do Coité, do padre Lacerda, cenário de célebre combate entre o mesmo e o bando de Sinhô Pereira e Virgulino; à fazenda do Cel. Domingos Furtado, à Casa das André, hoje espaço multi-uso onde está instalada a Secretaria de Cultura, além da fazenda do Major Zé Inácio e o local onde foi sepultada dona Chiquinha Pereira, mãe de Luiz Padre.


 Secretário Sousa Neto e o zêlo com a história e tradição de Barro 
 

Para Sousa Neto um dos pontos altos da Programação do Cariri Cangaço 2013, no município será a homenagem à família Pereira, através de placas comemorativas na Casa de Sinhô Pereira e no local onde está sepultada dona Chiquinha Pereira. Completa Sousa Neto "No Cariri Cangaço 2013 teremos também a grande honra de receber os filhos de Luiz Padre, o Dr. Hagahús e o Dr. Wilson, além de um dos netos de Abílio Wolnei, Dr. Abílio Neto, além da brilhante Conferência com o Dr. Leandro Cardoso; será um dia histórico".


Casa das André e Santuário da Divina Misericórdia em Barro

Barro recebe o Cariri Cangaço 2013 no dia 18 de setembro e promove uma das mais dinâmicas agendas de todo o evento. É esperar para conferir. Todos estão convidados.

Cariri Cangaço

Nenhum comentário: