O Cariri Cangaço e o Velho Chico Por:Manoel Severo

Manoel Severo e Jairo Luiz

O domingo 28 de julho começou cedo para a Caravana Cariri Cangaço em Piranhas, nosso compromisso as 8 da matina era no porto da cidade ribeirinha, partiríamos no Majestoso Catamarã São Francisco; o mais novo empreendimento da família Rosa; rumo a Angico, na margem sergipana do Velho Chico.

Opará, essa é a denominação do Velho Chico, pelos indígenas. O majestoso rio da integração nacional, nasce no município de São Roque de Minas, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, a aproximadamente 1200 metros de altitude, atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas, tendo por fim sua foz no Oceano Atlântico, drenando uma área de aproximadamente 641 mil km² e atingindo 2 830 km de extensão.

 Juliana Ischiara
 Jaqueline Rodrigues
 Edvaldo, confrade de Agua Branca
 Família Cariri Cangaço rumo a Angico
Elane Marques e Ingrid Rebouças
O menino, o volante e o Velho Chico
Dona Fátima Cruz e Professor Pereira

O Rio São Francisco tem seu "descobrimento" creditado ao navegador Américo Vespúcio, que navegou em sua foz em  1501, e seu nome em homenagem ao Grande Francisco de Assis  se dá pela data da expedição , 04 de outubro, dia em que o mundo cristão festeja São Francisco.

O trajeto do porto de Piranhas até a Grota do Angico foi feito pelo mais novo Catamarã da família Rosa, "São Francisco" , tendo a frente o companheiro Célio Rodrigues e seus irmãos. São cerca de 11 km rio abaixo, do lado alagoano o município de Piranhas, do lado sergipano o município de Canindé do São Francisco e Poço Redondo, onde se localiza a famosa Grota do Angico.

 Antônio Vilela e a Caravana de Garanhuns no Cariri Cangaço Piranhas
João de Sousa Lima, Manoel Severo e o casal Lamartine Lima
 Do Velho Chico a imagem da Velha Capela: Piranhas Velha
Piranhas se afasta lentamente
Jaqueline Rodrigues e Manoel Severo
 Ingrid Rebouças e o Catamarã São Francisco
Aninha, Rosalia, Letícia, Wescley e Lili
Antônio Vilela e Archimedes Marques
Alan Pernambuco, Manoel Severo e Professor Pereira

Todo o trajeto fluvial é simplesmente fascinante, a beleza do rio, uma imensidão de azul nos cercando por todos os lados, ao longe, nas duas margens a vegetação rala, típica da caatinga, o verde das últimas chuvas e no céu, um ou outro pássaro parecendo nos observar...e saber para onde iríamos. Perto de vinte minutos depois, chegaríamos ao pier do Restaurante Angico e dalí seguiríamos pela trilha utilizada pela volante, até a grota mais famosa do planeta. Realmente uma visita imperdível.

Manoel Severo
Cariri Cangaço Piranhas
Semana do Cangaço

Um comentário:

Edvaldo de Araujo Feitosa disse...

Caro Manoel Severo!

Sabemos que tudo tem o seu tempo e para mim o Avante Premier em Piranhas me proporcionou a grande oportunidade de conhecer parte desta família do Cariri Cangaço. Saibam que tenho respeito e admiração por todos vocês e que a protagonista deste encontro foi a prof.ª Ana Lucia que me fez o convite, para que de perto eu pudesse ver e conhecer está realidade. Muito obrigada professora! Aprendi muito com vocês! Confesso que fui bem recebido por todos! Agora compete a mim agradecê-los. Muito obrigado por tudo.

Cordialmente,
Edvaldo A. Feitosa.
Água Branca- Alagoas.