Grande Festa marca Cariri Cangaço em Aurora Por:José Cícero


Numa noite de celebração Aurora promoveu um verdadeiro reencontro do passado com o presente, através de mais uma edição do Seminário Cariri Cangaço. Uma discussão que trouxe como tema a célebre e controversa história de Marica Macedo do Tipi. Ela que ao lado de D. Fideralina de Lavras da Mangabeira compôs a histórica dupla de matriarcas do Cariri Oriental, razão porque não foi à toa que ficaram  também conhecidas sob a alcunha de  "as coronelas de saia" do sertão.

Na sua fala o prefeito Adaílton Macedo ressaltou a importância do CC  para o fortalecimento da história de Aurora e da região, assim como da figura histórica de Marica Macedo, o que também foi enfatizado pelo secretário de cultura José Cícero. 

 Prefeito Adaílton Macedo, entre José Cícero e Manoel Severo
Penitentes de Aurora, na abertura do Cariri Cangaço em Aurora

Já o curador Manoel Severo, além de elogiar a organização do evento local também ressaltou o papel de Marica Macedo na história do Cariri, assim como destacou o empenho do prefeito Adaílton e do secretário José Cícero durante as três edições em que Aurora sedia o acontecimento. Na mesa dos debates, também se pronunciaram a Drª Juliana Ischiara, de Quixadá, Dr. Lamartine Lima, de Salvador e o Dr. Ivanildo Silveira de Natal, ambos foram unânimes  quanto a interessante história de Marica Macedo, bem como na formidável explanação do palestrante da noite. Todos também elogiaram  a Cidade e a organização do evento.

A explanação acerca da história de Marica, ficou a cargo do seu neto, o Dr. Vicente Landim de Macedo radicado na capital federal há mais de meio século. Uma palestra, por sinal, das mais ricas e esclarecedoras  para todos os que desejam sempre aprender um pouco mais sobre os acontecimentos marcantes tanto de Aurora quanto dos sertões do Cariri e do Nordeste. Algo que jamais poderia ser dispensado, principalmente pela comunidade acadêmica, estudantes, professores e formadores de opinião de um modo geral.

 Dr. Vicente Landim Macedo, conferencista da noite em Aurora
Mesa de debates: José Cícero, Lamartine Lima, Juliana Ischiara e Ivanildo Silveira

O auditório da escola técnica ficou literalmente  pequeno diante do grande número de pessoas que compareceu ao evento, além de pesquisadores nordestinos e familiares da homenageada. Uma grande caravana  de entusiastas dos temas sertanejos e lampiônicos capitaneada pela curadoria do Cariri Cangaço também compareceu ao seminário. Sem que antes realizaram visitações técnicas ao antigo casarão do clã Macedo na vila Tipi e a famosa  fazenda Ipueiras que um dia pertenceu ao coronel Isaías Arruda. 

A comitiva também visitou a antiga estação ferroviária, local do atentado contra o cel. Isaías Arruda em agosto de 1928. Em seguida, o Casarão da Rffsa sede da secretaria de cultura e turismo. Figuras ilustres e reconhecidas do tema do cangaço e da história dos sertões  estiveram presente em Aurora participando do acontecimento, dentre as quais o Dr. Lamartine de Lima, a antropóloga e professora da UERJ Luitgarde Oliveira Cavalcanti  Barros, o renomado escritor do cangaço Antonio Amaury Correia, Archimedes Marques, Antonio Villela, os pesquisadores Kydelmir Dantas e João de Sousa Lima entre muito e muitos outros. 

Família Cariri Cangaço visita o Distrito do Tipi, de Marica Macedo
Casais Lamartine Lima e José Cícero, ao lado de Manoel Severo

No aspecto das atrações culturais, destaques para a notável participação do grupo dos Penitentes da Ordem Santa Cruz de Aurora que abriu o evento, seguida da dupla de violeiros da terra - uma das mais jovem do Nordeste - formada pelo irmãos  Alex Luna e Edivânio Luna do sítio Oiticica, cuja performance agradou e encantou a todos os que estavam presentes. A curadoria do Cariri Cangaço também homenageou ao final , o prefeito Adailton Macedo, o Dr. Marcolino Lira, o Dr. Vicente Landim de Macedo e a filha do coronel Isaías Arruda, dona Orlandina Bruno Arruda de Figueiredo.

Após a solenidade, o município ofereceu a todos os convidados e visitantes uma belo jantar regado a muito forró de pé de serra animado pelo Trio Forró Pesado nas dependências do Centro Social Urbano na vila Paulo Gonçalves. A ornamentação centrada na temática sertaneja tanto do auditório quanto do CSU  foram itens que chamaram a atenção dos presentes, em virtude do esmero e da elegância com que foram confeccionados e construídos uma trabalho da equipe da Secult-Aurora.

 Lamartine Lima, Manoel Severo e Vicente Landim  de Macedo
Prefeito Adailton Macedo recebe título do Cariri Cangaço por José Cícero

Na mesma oportunidade o Dr. Vicente Landim de Macedo apresentou o seu novo trabalho literário - 'Tipi, de arbusto à distrito' - que foi oficialmente lançado no dia seguinte, sábado, dia 21 na comunidade do Tipi com apresentação dos repentista mirins Alex e Edivânio. Onde também ocorreu a celebração de uma missa na capela local oficiada pelo bispo Dom Fernando Panico.

O Cariri Cangaço que teve início no último dia 17 de setembro, ocorre em sete municípios caririenses tratando dos mais diferentes assuntos intimamente ligados à temática sertaneja e nordestina. Um acontecimento que, conforme opinou o secretário José Cícero "de tão festejado, eclético, rico e participativo já começa a deixar saudades...Um verdadeiro marco no calendário festivo e cultural da região. Algo que no seu conjunto expressa as grandes qualidades sul cearenses, tendo como pano de fundo a própria realidade das gentes do Nordeste nas suas agruras, resistência, sofrimento, arte, cultura e valentia. E que igualmente projeta e evidencia no além-fronteiras as artes, os valores e a história de todos os municípios envolvidos. Que venha logo 2014", disse.

Cariri Cangaço 2013
20 de setembro
Aurora, Ceará

Nenhum comentário: