Cinzas de um Carnaval Encantador ! Por:Jorge Remígio


Narciso Dias, Geziel Moura, Jorge Remigio e Jair Tavares

O Cariri Cangaço versão 2013 chega ao seu final. A sensação que tenho, é como as cinzas de um carnaval encantador que se foi, deixando um gostinho de  – queria mais! Permaneceu a saudade do convívio tão alegre e agregador que enriqueceu a todos nós pesquisadores e estudiosos desse tema tão instigante e contagiante que é o fenômeno cangaço.Foram seis dias, mas, passaram numa velocidade tão meteórica e não percebemos que já era a hora de voltarmos para casa. Foram dias iluminados que contribuíram de forma imensurável para o somatório dos meus modestos conhecimentos do tema. 

Amigo Manoel Severo, há poucos dias que antecederam o evento, lembro bem que comentamos em João Pessoa-PB, que o Cariri Cangaço já era satisfatório e vencedor, na hipótese de só conversarmos informalmente nos bastidores. Isso é pura verdade, já traria grande contribuição para o avanço dessa temática. Quero externar aqui, a minha alegria e grande satisfação de ter tido a oportunidade mesmo que por poucos minutos de boas e valiosas conversas com os nobres amigos: Geziel Moura, Ivanildo Silveira, Paulo Gastão, Geraldo Ferraz, Luiz Rubem, Sabino Bassetti, Kiko Monteiro, Juliana Pereira, Rubinho Lima, Carlos Alberto, Luiz Zanotti, Professor Pereira, Sousa Neto, Múcio Procópio, Ângelo Osmiro, Antônio Vilela, Dr. Lamartine Lima, Felipe Passos, Jairo Luiz, Honório Medeiros, José Cícero, João de Souza Lima e tantos outros amigos que na hora me fogem a lembrança. 


Ajoelhou, tem que rezar ! Casa de Izaias Arruda
Manoel Severo e Jorge Remigio na homenagem a Família Pereira

O Cariri cearense é privilegiado. As cidades que compõem o seu território no sul do estado, tiveram sua gênese histórica na agitada disputa coronelísticas que remonta ao século XVIII. Mesmo uma das mais jovens, caso do Juazeiro do Norte, é um exemplo emblemático. Foi forjada no credo e na bala. Toda essa miscelânea de coronéis, jagunços, beatos e cangaceiros nesse espaço geográfico, proporcionaram um caldo cultural diferenciado de qualquer outro território nordestino onde vingou o cangaço. Palmilhar caminhos, veredas, fazendas, vilas e povoados desses municípios do cariri, é um verdadeiro estudo de campo. Sentir a atmosfera desses locais significativos que guardam a essência histórica da região foi espetacular. Agradeço a todos que participaram do evento e especialmente aos que não mediram esforços para a sua realização vitoriosa. Que venham outros CARIRIS
                                             
Jorge Remígio
João Pessoa - Paraíba
Membro do GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço

Nenhum comentário: