Emoções do Cariri Cangaço 2013 ! Por: Dra. Francisquinha

Vilson da Piçarra, Maria José, Dra. Francisquinha e Jorge Remigio

O Ceará, no último mês de setembro foi palco de um grande evento cultural  e turístico, e contou com a participação de pessoas de 18 estados da Federação brasileira. Na noite de 17/09/2013, no Memorial Padre Cícero, o Curador e Idealizador do evento, Manoel Severo Barbosa, promoveu a abertura da 4ª edição do Cariri Cangaço. Todos nós estávamos sedentos de conhecer ainda mais sobre a cultura Nordestina, por meio das atividades, e, nessa noite, fomos saciados com a brilhante palestra da professora Luitgarde Barros.

O dia seguinte, 18/09/2013, o nosso coração batia ainda mais forte: o Cariri Cangaço levou –nos  a visitar os locais, fazendas, cenários maravilhosos onde ocorreram os fatos. Muitos desses imóveis desgastados pela falta de preservação, mas o Cariri Cangaço é um incentivo de para o resgate, junto aos administradores e aos amantes da cultura. No dia 19/09/2013, no Cariri Cangaço, vivenciamos momentos fortes.  Todos unidos pelo mesmo sentimento de saudade, contínhamos lágrimas, quando da homenagem feita por Ivanildo Silveira e Juliana Ischiara ao decano Alcino Alves Costa; mas era  preciso continuar a caminhada, em particular a minha e de minha irmã, Maria José ; emoção inexplicável ; ao visitarmos a fazenda Piçarra no município de Porteiras –CE, local do combate onde Sabino Gomes; nosso avô;  foi baleado em 1928, a partir da traição do proprietário da fazenda, seu Antonio da Piçarra. 


Sabino Gomes

Naquele local que já é rota do Cariri Cangaço, onde, muitas vezes, o referido coiteiro, acolheu Lampião e seu bando, seu neto Wilson da Piçarra, proferiu palestra. Um momento também muito esperado pelos pesquisadores foi a visita a Guaribas localizada no município de Porteiras – CE: subimos a serra já noitinha, e conferimos no local às ruínas da casa de Chico Chicote onde se deu uma das mais violentas batalhas, conhecida como o Fogo das Guaribas.Foi uma visita emocionante.E as emoções foram vivenciadas a cada dia com palestras e andanças aos lugares marcados pela História, que ainda guardam mistérios que poderão ser desvendados. E assim, o evento cumpriu a sua programação, encerrando-se no dia 22/09/2013. O Cariri Cangaço ainda nos proporcionou reencontrar e fazer novos amigos, aumentando assim a família Cariri Cangaço. Parabéns Severo e a todos que contribuíram para a realização desse evento.Que Deus abençoe a todos, foi inesquecível !

Dra. Francisquinha
Cajazeiras - Paraíba

NOTA CARIRI CANGAÇO: Dra Francisquinha e sua irmã, Maria José, que nos deram a honra da presença em nosso Cariri Cangaço; são netas de um dos mais destacados cangaceiros do bando de Virgulino Ferreira; Sabino Gomes, ou Sabino Goré, das Aboboras; cabra valente e um dos lugares-tenente de Lampião. Sabino foi baleado após o cerco das volantes de Arlindo Rocha e Manoel Neto nas terras da Piçarra, em Porteiras, Ceará. Em razão do fogo, Sabino Gomes veio a morrer, mas até hoje não foi localizado seu corpo. Os mais antigos do lugar asseveram que o corpo do cangaceiro está sepultado ali mesmo "num desses suvacos de serra" aqui mesmo na Piçarra.

Nenhum comentário: