Quanto mais sabemos, mas teremos que aprender Por:Lívio Ferraz

Wescley Rodrigues, Sara Saraiva e Lívio Ferraz

Este evento de proporções cada vez mais elásticas, já começou contrariando as leis da física, tendo em vista que todos se encontravam nos passeios, pesquisas, palestras e por mais longínquos que fossem os caminhos percorridos, também se mostravam em companhia de nosso amigo ADERBAL NOGUEIRA! FORÇA e FÉ, de uma família cada vez maior, unida por laços inquebrantáveis, posto, de RAIZ. Da abertura a palestra de encerramento, experiências compartilhadas. O passado e o presente. Políticas.  Padre Cícero Romão Batista: ontem e hoje. Sempre?  Essa era a noite de abertura. 17.09.2013, Memorial Padre Cícero – Juazeiro do Norte/CE.
                                                               
Homenagens, marcos históricos, a vida marcando compasso, a história escrevendo seus passos. Raiava o primeiro dia: 18.09.2013. O brilhantismo de nossos expositores, dispensa apresentações. Mesmo de longe, pude compreender a dimensão das primeiras explorações de nossa argúcia: BARRO/CE. Caminhos, atrasos, tempo. Cronômetro se observa em pistas de velocidade. Aos amantes da história e da fotografia não existe um tempo específico. Existe um momento e o devido preparo para captá-lo.

Cariri Cangaço visita a Fazenda Nazaré do Cel. Domingos Furtado.
                                                               
Festa no céu. Como diria Odorico Paraguassu in “O BEM AMADO”,  vamos dispensar os entretantos e ir direto aos finalmentes: ALCINO ALVES COSTA. Uma homenagem à altura. O canto da saudade. A força do sentimento, energia que emanou daquele auditório e em sua direção, começava o dia 19.09.2013 em grande estilo.
                                                               
Chegar a Porteiras e encontrar a todo o carinho e atenção e preparo para aqueles Augustus momentos, mostrou-nos a grandeza de todos que fazem aquele município maravilhoso, tão preocupados com o objetivo do evento. Desde os maravilhosos espetáculos apresentados, sejam musicais, sejam teatrais, sejam em mais uma brilhante exposição sobre Antônio Conselheiro e CANUDOS/BA!! Mais um retorno aos acampamentos, para que uma nova jornada fosse empreendida.

Família Cariri Cangaço visitando a Fazenda do Major Zé Inácio em Barro
                                                               
20.09.2013. MISSÃO VELHA, IZAIAS ARRUDA, o Coronel Menino.  O tempo: pouco. A história: muita. O fundamento: a documentação histórica. A precisão quanto à exposição. A preocupação de correção com o tempo, com os dados, com os fatos. A precípua necessidade de bem demonstrar.  A satisfação: o objetivo alcançado. Mais uma excelente palestra. Barbalha a CULTURA POPULAR PEDE LICENÇA, pois sua casa é a nossa casa.
                                                              
Balneário de Caldas/CE. Palestras Técnicas. Compreensão. A sede pelo conhecimento atropelando a base que o antecede. A ansiedade. A certeza de que, quanto mais sabemos, mas teremos que aprender. Feito água, que se molda aos obstáculos, transpondo a todos e ao final, restando límpida e cristalina. Sobre todas às intempéries o CARIRI CANGAÇO 2013 demonstrou a força desta família. Talvez uma predisposição futura foi a colocação do tema: FORÇA, FÉ E RAIZ.   Cada um, a sua maneira, seguindo o seu caminho, compartilhou conosco mais este evento. Queria sair citando a cada nome, em caixa alta, mas não posso me arriscar a cometer o crime de deixar de fora uma letra, razão pela qual agradeço, por mais este ano, ao nosso CURADOR, ao MANOEL SEVERO BARBOSA, vulgo, SEVERO.                                         
                                                                            
Lívio Rocha Ferraz
Sócio do GECC
Fortaleza, Ceará                          

Nenhum comentário: