Guaribas e Chico Chicote no Cariri Cangaço 2013

Guaribas na Rota Cariri Cangaço

O sol já havia se escondido por detrás da majestosa Chapada do Araripe quando a caravana Cariri Cangaço, vinda da fazenda Piçarra e do distrito de Simão, chegou na emblemática fazenda Guaribas, palco e cenário de um  dos mais sangrentos combates daquela época.

Os episódios daqueles distantes anos 20 , quando se perpetrou em Guaribas um dos mais sangrentos e covardes embates do ciclo cangaceiro, quando tombaram mortos 37 pessoas, entre cabras de Chico Chicote e soldados das volantes do Ceará, Paraíba e Pernambuco, sob o comando de José Bezerra, Arlindo Rocha e Manoel Neto, pareciam se desenvolver sob os nossos olhos, a partir dos escombros da velha casa da fazenda e das muitas testemunhas mudas do grande épico porteirense.

 Ivanildo Silveira e Juliana Ischiara em Guaribas no Cariri Cangaço 2013
Leandro Cardoso e Manoel Severo e a Roda de Conversa "Guaribas de Chico Chicote"


O lendário Chico Chicote se configurou como um dos personagens mais marcantes do cangaço no Cariri. Homem de renomada valentia e coragem, respeitado por todos e posteriormente inimigo confesso de Virgulino Ferreira acabou sendo vítima de um plano ardiloso que contou com a participação de seus principais inimigos; da família de Sinhô Salviano; que contava com a proteção do poderoso Cel. Zé Pereira de Princesa. 


Por volta das sete da manhã de 01 de fevereiro de 1927, Chico Chicote teve sua Fazenda Guaribas cercada por cerca de 150 homens sob o comando do Ten. José Gonçalves Bezerra; na tropa estavam ainda, a força de Pernambuco com Arlindo Rocha e Manuel Neto e homens de Zé Pereira, de Princesa. Conta-se que as forças de Pernambuco foram induzidas a entrar no combate pensando que combatiam Lampião.

Depois de um fogo cerrado de 31 horas de bala e com apenas Manel Caipora, Sebastião Cancão e Vicente Chicote, cai a resistência de Chico Chicote que é encontrado morto, ainda em posição de tiro. Virgulino a tudo ouviu, pois estava a pouco menos de uma légua do acontecido, mas não participou: “Se fosse amigo ia da uma retaguarda...” teria afirmado o rei dos cangaceiros.

Prefeito Manoel Novaes e Manoel Severo, a Caravana Cariri Cangaço pela primeira vez nas Guaribas em 2011. Na foto abaixo, também de 2011, vemos Antonio Amaury, Lívio Ferraz, Severo, Sousa Neto e o mestre Alcino Costa


Essa foi a segunda visita da Caravana Cariri Cangaço à fazenda Guaribas de Chico Chicote; ainda na edição de 2011, quando Porteiras se tornou cidade sede do evento, estivemos pela primeira vez naquele emblemático cenário, sendo anfitrionados pelo prefeito Manoel Novaes e Napoleão Tavares Neves e tendo contato com essa que foi umas das maiores e mais violentas sagas  do cangaço no Cariri.

Manoel Severo
Cariri Cangaço 2013

Um comentário:

IVANILDO SILVEIRA disse...

AMIGO SEVERO,

QUANTAS SAUDADES DESSE EVENTO QUE ESTÁ MARCADO NO MEU CORAÇÃO....CHEIO DE EMOÇÕES, AMIGOS E LEMBRANÇAS INESQUECÍVEIS...

QUE CHEGUE LOGO, AS VERSÕES DO EVENTO PARA O ANO DE 2014..

O CARIRI-CANGAÇO É, HOJE, UMA FAMÍLIA UNIDA E QUE, A CADA DIA, DEIXA MUITAS SAUDADES...

Abraço a todos..
FELIZ 2014...COM MUITA SAÚDE, PAZ E HARMONIA..

IVANILDO ALVES SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Natal - RN