O Lobisomem e o coiteiro de Lampião Por:Jairo Luis

Entremontes

Pedro Rodrigues Rosa , conhecido por Pedro de Cândido, era uma figura bastante conhecida  quando o Capitão Virgolino Ferreira  andava pela região do Baixo São Francisco  nos anos de 1930 quando se conheceram  por intermédio da famosa família Félix da cidade de Poço Redondo.
Pedro de Cândido era irmão de Augusta casada com Júlio Félix , um dos coiteiros de maior confiança de Lampião na região, daí  surgiu uma relação de negócios que aos poucos es transformou em grande amizade entre o  capitão cangaceiro e o fazendeiro coiteiro oriundo do belo povoado de Entremontes localizado ás margens do rio São Francisco.


Pedro Barbosa, Sonia Jaqueline e Manoel Severo na fazenda Remanso
Manoel Severo e Jairo Luiz em Piranhas
Por ironia do destino coube a Pedro de Cândido juntamente com seu irmão mais novo, Durval, levar as forças policiais até a Grota de Angico no fatídico dia 28 de julho de 1938 no que culminou na morte de Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros além do bravo soldado Adrião Pedro de Souza. Após a morte de Lampião , o ex-coiteiro Pedro de Cândido assumiu o posto de subdelegado de Piranhas destacando no Distrito de Entremontes  substituindo  o seu irmão José Rodrigues Rosa  conhecido por Zezé de Cândido.
Exatamente no dia 22 de agosto de 1941  após  uma noite de farra no Centro Histórico de Piranhas,  Pedro de  Cândido decide  visitar uma amante na localidade conhecida como Canto situada próxima a vila de pescadores, corria um boato que um lobisomem estava a aterrorizar  a cidade e todos moradores estavam com muito medo da fera enigmática e até então invencível. 



Mas naquela noite de sexta-feira  ,22 de agosto de 1941, um jovem de nome Sabino decidiu após uma conversa com amigos que estavam em um bar que acabaria de vez com o lobisomem, o encontro entre o jovem piranhense e  o lobisomem  se deu as escuras  na localidade Canto, com apenas um golpe fatal no peito da fera o jovem Sabino  o matou e saiu correndo gritando para todos “ Matei o lobisomem, matei lobisomem !!!”  . 

Todos moradores apavorados e bastante curiosos saíram  de suas casas  para ver in loco o fato ocorrido , coube ao telegrafista da Rede Ferroviária, Sr. Waldemar Damasceno  , pegar uma lanterna e revelar a verdadeira identidade do terrível lobisomem  para todos ali presentes, para surpresa geral o lobisomem revelado ali era o famoso coiteiro Pedro de Cândido.
Envolto numa capa preta de tecido jazia o corpo de um dos homens que levou para o tumulo um dos maiores segredos da história,  a morte de Lampião.
Jairo Luiz Oliveira - Turismólogo, Pesquisador, Escritor
Conselheiro Cariri Cangaço
Idealizador da Rota do Cangaço
Piranhas / Alagoas

Nenhum comentário: