Novidades em Breve Por:Maria Thereza Camargo

Maria Thereza Camargo e Lily no Cariri Cangaço 2013

Como havia prometido ao amigo Manoel Severo que escreveria alguma coisa sobre meu inusitado encontro com a benzedeira de Ipueiras, acontecido no último Cariri Cangaço 2013, em Aurora do Zé Cícero, estou, agora, a dar uma satisfação aos amigos.

Quando contei a Ari; meu filho e também pesquisador do cangaço; que pretendia escrever sobre aquele encontro, por surpresa minha, ele disse-me que, por sugestão de amigos de Farias Brito, ele deveria criar um blog, pois, possui aquele volume  de documentos  - hoje, todo digitalizado - sem divulgá-los, não tinha sentido.  Dai, sua decisão em criar um blog e, para tanto, convidou para escrevemos juntos.  Ele comentaria sobre os documentos de seu acervo, focando um determinado assunto do cangaço, que pudesse ser munição para comentários.  

Ele discutiria os assuntos relacionados a determinados episódios contidos nos documentos e eu encaixaria comentários sobre a caatinga, cenário dos acontecimentos, a partir dos dados etnográficos de interesse farmacobotânico, que possuo, resultantes de minhas inúmeras andanças pelo Geopark Araripe, na condição de  turista aprendiz.

Topei a parada.
Então sugeri a ele que fizéssemos comentários sobre os noticiários que chegavam ao jornal O Estado de São Paulo, em tempo real, sobre o ataque a Mossoró,em junho de 1927,  envolvendo Ipueiras.  Ele topou. Então, como assinante do jornal pude levantar em seu acervo, as notícias que iam chegando do nordeste em tempo real, resultando no que eviarei a vocês para suas impressões e sugestões.

Grande abraço.
Maria Thereza Camargo
Sao Paulo


Nenhum comentário: