SBEC Realiza Reunião Extraordinária em Piranhas

Reunião da SBEC no Cariri Cangaço Piranhas 2014

Na manha do segunda dia de Cariri cangaço Piranhas 2014, no auditório do Centro Cultural Miguel Arcanjo e sob a presidência de Benedito Vasconcelos, a SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, realizou Reunião Extraordinária. Secretariada pelo Conselheiro Manoel Severo, a pauta constou de palavras iniciais do presidente, quando apresentou as boas vondas a todos os sócios e amigos da SBEC e ressaltou a satisfação de estar a frente de instituição de tanto valor e significado para a cultura nordestina.

Manoel Severo, Padre Augustinho do Rio de Janeiro e
Benedito Vasconcelos, Presidente da SBEC.

Benedito Vasconcelos afirmou o grande desafio de "fazer da SBEC uma entidade verdadeiramente de caráter nacional e para isso precisamos do apoio de todos os sócios e amigos", como também falou do grande trabalho realizado por todos os ex-presidentes, cada um, colaborando para o desenvolvimento da entidade. O presidente lembrou aos presentes que a SBEC continua com o trabalho de recadastramento de seus sócios e que qualquer dúvida ou dificuldade todos podem entrar em contato diretamente com ele. Outro ponto que foi discutido foi a perspectiva da participação da SBEC na Feira do Livro de Paris em Março do ano que vem.

Ivanildo Silveira, João de Sousa Lima e Aderbal Nogueira na reunião da SBEC no Cariri Cangaço Piranhas 2014

Em seguida a palavra foi facultada e grande número de sócios registrou participação. Ivanildo Silveira, de Natal, lembrou "a necessidade de termos uma SBEC regularizada de forma institucional e oficial", considerações também de Jairo Luiz, de Piranhas. João de Sousa Lima, de Paulo Afonso, falou do cuidado que a entidade precisa ter no que diz respeito ao afastamento de sócios que não realizaram o cadastro, "fui indicado por sócios fundadores e passei por todos os tramites para me tornar sócio, não fui comunicado do recadastramento de forma oficial e de repente fui afastado dos quadros da SBEC".Já Aderbal Nogueira de Fortaleza, falou que a SBEC precisa fazer um esforço de comunicação através das mídias sociais para aproximar os sócios da entidade, ressaltando o grande trabalho que realizam hoje os blogs, como Cariri Cangaço e Lampião Aceso, dentre outros importantes canais de comunicação.

Wescley Rodrigues, Jairo Luiz e Ana lúcia

Wescley Rodrigues de Cajazeiras,trouxe a preocupação com a ausência de mecanismos de preservação da memória, "a SBEC precisa começar a  montar seu próprio banco de dados de preservação dessa memória, com documentos, depoimentos, livros, filmes, imagens, enfim, uma biblioteca e um centro de documentação são imprescindíveis para a SBEC" e completou dizendo da necessidade da SBEC manter sua pagina na internet permanentemente atualizada.  Ana lúcia de Petrolina, ressaltou a importância da presença da SBEC através não só dos sócios, mas de seu presidente aos eventos que acontecem em todo o Brasil. 

 Aderbal Nogueira e Narciso Dias
Afrânio e Tomaz Cisne, Ivanildo Silveira e Leo
Aderbal Nogueira, José Cícero Silva e Renato Bandeira

Manoel Severo, curador do Carri Cangaço; sócio e conselheiro da SBEC, reiterou o "apoio incondicional do Cariri Cangaço à SBEC, através do site, blog e redes sociais". Por fim o presidente Benedito Vasconcelos falou da disposição da SBEC em visitar todos os estados onde temos grupos organizados de estudos do cangaço,à exemplo do Ceará e Paraíba. A reunião extraordinária reuniu 42 participantes, entre sócios e amigos.

Heldemar Garcia
Assessor de Masrketing Institucional
Cariri Cangaço

Nenhum comentário: