Lançamentos no Cariri Cangaço Parayba 2014 ! Por: Wescley Rodrigues

 
Wescley Rodrigues e o Cariri Cangaço Parayba 2014

Na tarde do dia 23 de agosto, na cidade de Nazarezinho – PB, teremos o lançamento em terras paraibanas de grandes obras que nos ajudam a entender o mundo do cangaço e do Nordeste brasileiro.Esse é um momento ímpar no qual poderemos interagir com os autores e debater temas relevantes e contraditórios para os novos rumos que os estudos do nosso sertão estão tomando.

Das terras baianas teremos a presença do escritor de Paulo Afonso João de Sousa Lima, que lançará a nova edição do livro: “Lampião em Paulo Afonso”, uma das obras emblemáticas para entendermos um pouco da ação de Lampião e seus cabras na Bahia. Com uma nova roupagem, João de Sousa brinda-nos com a beleza de uma leitura fluente e uma narrativa envolvente.Das terras sergipanas receberemos o escritor e pesquisador Archimedes Marques com o seu livro “Lampião contra o Mata Sete”. Obra de grande fôlego que tem como principal objetivo rebater, baseando-se em documentos e pesquisas sólidas, as afirmativas sobre a possível homossexualidade de Lampião e o triângulo amoroso vivido entre o “Rei do Cangaço”, Maria Bonita e Luiz Pedro.E da terra que ensinou a Paraíba a ler, Cajazeiras, teremos a agradável presença do jornalista e advogado Francisco Cardoso, lançando os livros: “O Judas e o Cafajegue” e “O Veneno da carne”.Sem sombra de dúvidas esse será um momento ímpar para o fomento da cultura e a formação de leitores no referente a temática do cangaço e as coisas do sertão.

João de Sousa Lima, Archimedes Marques e Chico Cardoso

Ainda dentro da programação do dia 23 de agosto, teremos o lançamento do livro “Assim era Lampião e outras histórias”, do escritor e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), Ângelo Osmiro. Com uma pesquisa sólida, o autor passeia pelas várias fases do cangaço atentando para as suas especificidades, focando suas análises em alguns cangaceiros emblemáticos. 

Ângelo Osmiro

Sem sombra de dúvidas é uma obra que ajuda-nos a ter um panorama do que foi o cangaço. Também teremos o lançamento do livro “Retalhos de História: culturas políticas e educação no Nordeste do Brasil”, organizado pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba. Na referida obra encontramos o capítulo: “O ‘Rei Lampião’ e a questão do banditismo social”, escrito pelo historiador Wescley Rodrigues. Nesse capitulo especificamente almeja-se rebater a ideia de ter sido Lampião um bandido social, que tirava dos ricos e distribuía com os pobres, ideia cristalizada na década de 1970.

É o Cariri Cangaço ajudando a fomentar cultura no sertão paraibano!

Veja Programação Completa do 
Cariri Cangaço Parayba 2014 no link:

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2014/08/cariri-cangaco-parayba-2014.html


Saudações cangaceiras.
Wescley Rodrigues
Conselheiro Cariri Cangaço, Sócio da SBEC

Nenhum comentário: