Nazarezinho recebe Cariri Cangaço Parayba 2014 ! Por:Manoel Severo

Wescley Rodrigues, Honório de Medeiros e Manoel Severo, em Nazarezinho

A acolhedora e simpática Nazarezinho novamente se vestiu em festa para receber a Caravana Cariri Cangaço para realização do segundo dia de conferências e debates. Logo depois da espetacular visita ao patrimônio que é a fazenda Jacu, a Caravana Cariri Cangaço se dirigiu para o Centro Social de Nazarezinho para a abertura solene do evento em solo berço de Chico Pereira. Com a presença do prefeito Salvan Mendes, do Presidente da FUNESC - Paraíba, Lau Siqueira, dos presidentes do GPEC, Narciso Dias e GECC, Ângelo Osmiro e do representante da SBEC, Paulo Gastão, além de secretários municipais, vereadores, professores, alunos, escritores entre outros, foi aberto o segundo dia do Cariri Cangaço Parayba 2014.


 Mesa de Abertura do Cariri Cangaço Parayba 2014 em Nazarezinho
 
Prefeito Salvan Mendes entrega Diploma a Iris Mendes Medeiros

As primeiras palavras do curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, foram para ressaltar "a grande satisfação de novamente está em Nazarezinho, a partir do esforço de Wescley Rodrigues, Iris Mendes e César Nóbrega, numa demonstração de que quando há o trabalho sério e determinado as coisas realmente acontecem e que seja um exemplo para a luta pela restauração da casa do Jacu"; já o prefeito de Nazarezinho, Salvan Mendes, reafirmou a disposição do poder público municipal em "se esforçar dentro das possibilidades do município na direção da restauração e tombamento do Jacu e fazer inclusive daquele patrimonio um lugar de turismo, unindo o artesanato, a comida, etc". Novamente o representante da FUNESC, Lau Siqueira, ressaltou "o grande trabalho que está sendo realizado pelo Cariri Cangaço no fomento e resgate dessa história e ainda mais na mobilização da sociedade para a restauração desses patrimônios históricos".


Ingrid Rebouças, Paulo Gastão e Elane Marques 
Iris Mendes enterega Diploma a Ramon Batista 
Lau Siqueira entrega o Diploma a Sra. Maria do Socorro Leon

Em seguida a primeira conferência da manhã trouxe a professora Maria do Carmo Pereira, descendente direta de João Pereira, do Jacu. Formando mesa ao lado de seu pai; Janduí Pereira, um dos herdeiros do Jacu, e do professor Wescley Rodrigues, Maria do Carmo nos apresentou muito do sentimento que habita o coração dos descendentes da família Pereira, mesmo depois de tantos anos do fatídico episódio que envolveu a morte de João Pereira e desencadeou a entrada de seu filho, Chico Pereira, no cangaço.


Wescley Rodrigues, Maria do Carmo e Janduí Pereira 
 Maria do Carmo e Janduí Pereira
Janduí Pereira e o "pequeno Chico Pereira"
Honório de Medeiros
Zeca Aguiar, Manoel Severo e Tomaz Cisne

A nítida sensação de pertencimento ao lugar e às origens foi a tônica principal da conferência de Maria do Carmo Pereira. A cada frase, a cada palavra, podíamos sentir no calor da narrativa da Saga de Chico Pereira o quanto ainda se faz presente todo o sentimento. "João Pereira foi realmente um homem à frente de seu tempo, dedicado apenas à família e ao trabalho, era um grande empreendedor. Conciliador por natureza acabava angariando a atenção e respeito de todos, certamente por isso talvez tenha sido vítima dessa tragédia", afirma Maria do Carmo que ainda revela: "Nunca vou esquecer os momentos marcantes que tive ao lado de Padre Pereira; um homem sem igual, um intelectual inigualável, um ser humano único, e por ele, também, não podemos deixar essa história morrer".

Secretário José Cícero entrega Diploma ao prefeito Salvan Mendes 
José Cícero, Dra. Francisquinha e Profa. Maria José
 Guerhansberger Tayllor e Cesar Nóbrega
Jorge Remígio e Narciso Dias

Na oportunidade da Conferência da professora Maria do Carmo Pereira, foi lançado o livro de Elane Marques e Paulo Gastão sobre o processo de Acari contra Chico Pereira. "Não poderíamos lançar essa obra em outro lugar a não ser aqui em Nazarezinho e ainda por mais na presença de familiares tão próximos de Chico Pereira, para nós é uma grande alegria " Confirma Paulo Gastão . 

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço
Cariri Cangaço Parayba 2014 - Nazarezinho

Nenhum comentário: