Oficina no MAX marca manha do terceiro dia de Cariri Cangaço Piranhas

Profs. Drs. Carlos Magno, Luiz Pelline e Leandro Duran

O terceiro dia de Cariri Cangaço Piranhas 2014 foi marcado pela Oficina de Trabalho acontecido nas dependências do MAX - Museu Arqueológico de Xingó, unindo pesquisadores das universidades federais de, Sergipe (UFS) , Minas Gerais (UFMG) , Bahia (UFBA) e Pará (UFPA) e pesquisadores do Cariri Cangaço, SBEC, GECC, GPEC, entre outros.

Manoel Severo no MAX
Professora Railda Nascimento do MAX - UFS

O encontro iniciou com as apresentações, do professor doutor Leandro Duran(UFS) com o tema: Persigas e Brigadas; professor doutor José Roberto Pelline (UFS) com o tema, Arqueologia Sensorial do Cangaço, professor doutor Carlos Magno (UFMG) com o tema, Cangaço - Arqueologia e Campesinato  e por fim o professor doutor Carlos Etchevarne da UFBA.

Oficina de Arqueologia do Cangaço no Cariri Cangaço Piranhas 2014
 Luiz Ruben, Gilmar Teixeira, Ivanildo Silveira, João de Sousa e Andrade
Oleone Coelho Fontes e João de Sousa Lima
Casal Narciso Dias, Antonio Tomaz, João de Sousa e Lourival Teles

Durante e após os painéis comandadas pelos professores responsáveis pelo Projeto Arqueologia do Cangaço, houve grande participação dos pesquisadores presentes, com perguntas e sugestões na direção da construção de uma agenda positiva de trabalho onde pudessem trabalhar juntos, a universidade e os grupos de pesquisa organizados. Ao final foi formalizado o apoio do Cariri Cangaço, da SBEC, do GECC e GPEC no desenvolvimento de uma parceria para o desenvolvimento do trabalho.

Ainda nas dependências do MAX, o Conselheiro Cariri Cangaço, pesquisador de Natal, Ivanildo Silveira apresentou um conjunto de vídeos documentários em homenagem ao também pesquisador, Caipira de Poço Redondo, in memoriam, Alcino Alves da Costa. Encerrando as atividades do terceiro dia, foi apresentado vídeo inédito da produtora Laser Vídeo, sobre o Cangaceiro Vinte e Cinco; tendo Aderbal Nogueira à frente coordenando os debates.

Heldemar Garcia
Asssessoria de Marketing Institucional
Cariri Cangaço

Nenhum comentário: