Lastro e a Festa do Cariri Cangaço Parahyba 2014 Por:Manoel Severo

Visita do Cariri Cangaço à Fazenda Custódia em Lastro, Paraíba

O terceiro dia de Cariri Cangaço Parahyba 2014 teve como cenário o município de Lastro, à 32 km de Sousa, no sertão paraibano. A Caravana Cariri Cangaço foi recebida na manha do dia 24 de agosto pelo prefeito municipal Emanuel Wilmeson, vereadores, autoridades municipais, além de professores, alunos, escritores e os promotores do evento: Guerhansberger Tayllor, Wescley Rodrigues, César Nóbrega e Iris Mendes.

O começo da festa ficou a cargo do espetacular Grupo de Xaxado Mirim da escola Adauto de Andrade, da cidade de Santa Cruz, que proporcionou um espetáculo extraordinário com suas belas e talentosas crianças; já a abertura da solenidade coube ao Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, que falou da "alegria do Cariri Cangaço chegar a Lastro; realizando uma espetacular intercâmbio cultural e proporcionando principalmente aos jovens conhecerem mais de perto sua própria história, hoje é um dia muito especial para o Cariri Cangaço". Ângelo Osmiro, presidente do GECC confirma:"o Cariri Cangaço está ao lado dos grupos de estudo do cangaço, como é o caso de nosso GECC, a SBEC e o GPEC, plantando uma espetacular semente que sem dúvidas esperamos que possam dá bons frutos para as próximas gerações".


Arte e Beleza na Abertura do Cariri Cangaço Parahyba 2014 em Lastro
Wescley Rodrigues entrega Diploma do Cariri Cangaço a Guerhansberger Tayllor

O momento alto da manha ficou por conta da Conferência-Debate sob a responsabilidade do pesquisador Guerhansberger Tayllor que versou sobre o tema:A articulação da defesa contra os cangaceiros que invadiram Sousa; trazendo os bastidores das ligações do coronel Manuel Gonçalves, de Lastro, com a oligarquia dos Gomes de Sá e dos Mariz, da cidade de Sousa, protagonistas dos episódios que marcaram a morte de João Pereira, a entrada de Chico Pereira no cangaço e o posterior ataque a Sousa em julho de 1924. A mesa contou ainda com a coordenação do Professor Pereira e teve ainda os presidentes do GECC, Ângelo Osmiro, do GPEC, Narciso Dias, do escritor José Abrantes Gadelha e do pesquisador Otávio Maia, entre os debatedores.


 Mesa de abertura do Cariri Cangaço Parahyba 2014 em Lastro
Prefeito Emanuel Wilmeson

"Sem dúvidas a trama política que acabou ocasionando o ataque a Sousa, pelo bando de Lampião passou também por Lastro, a partir das ligações do Coronel Manuel Gonçalves com a família de Otávio Mariz e Gomes de Sá" provocou Guerhansberger Tayllor, que discorreu de forma magistral as ligações fortes entre os coronéis de Sousa, da família Mariz e de Lastro, tendo como principal representante o coronel Manuel Gonçalves da fazenda Concórdia."Realmente vivíamos como nunca, o que chamamos uma 'política de compromissos' entre os coronéis locais, que mantinham seu poder e sua influência não só aqui em Lastro, mas em toda região" completa Guerhansberg Tayllor. 


Guerhansberg Tayllor
Professor Pereira coordena a Mesa de Conferência e Debate
José Otávio Maia
Guerhansberger Tayllor e Narciso Dias
José Otávio Maia, João de Sousa Lima e César Nóbrega
José de Abrantes Gadelha

No contraponto oportuno do debate, Otávio Maia, descendente da família de Otávio Mariz; um dos principais protagonistas deste controverso episódio do ataque do grupo de Lampião a Sousa; reafirmou: "Na verdade Otávio Mariz nunca aceitou a denuncia que lhe caíra sobre ter sido mandante da morte de João Pereira e aquilo tudo acabou como um caso pessoal", reacendendo a chama da polêmica e do contraditório."Otávio Mariz era um homem mau humorado sempre... nunca sorria! No dia do ataque de Lampião a Sousa, Otávio Mariz estava aqui em Lastro ao lado do coronel Manuel Gonçalves, quando voltou a Sousa, tudo estava sacramentado" Completa Otávio Maia. Narciso Dias, presidente do GPEC ressaltou "o debate inteligente e respeitoso que vimos na manha de hoje aqui em Lastro, depois de uma maravilhosa exposição de Guerhansberger ainda tivemos as oportunas manifestações do pesquisador Otávio Maia e do escritor Gadelhinha, um dia realmente memorável".

Já o escritor José Abrantes Gadelha, o Gadelhinha, autor do livro, Sangue Terra e Pó, falou de sua emoção: "Estou muito emocionado, nossa terra não poderia ficar de fora desse movimento do Cariri Cangaço, temos muita história, inclusive foi daqui que Lampião sequestrou dona Maria Lopes, esposa de José Lopes, quando de sua pretensa invasão a Mossoró em 27".


 Ezequias Aguiar, Paulo Gastão, Manoel Severo e Ângelo Osmiro
 Paulo Gastão e Prefeito Emanuel Wilmeson
 Arquimedes Marques, José Cícero e Professor Pereira
Elane Marques e João de Sousa Lima
Manoel Severo, Iris Mendes e César Nóbrega
Mesa de Lançamento de Livros com Elane Marques, Paulo Gastão, Wescley Rodrigues, João de Sousa, Ângelo Osmiro e Archimedes Marques 
Elane Marques e Padre Agostinho

Ao final da conferência os convidados do Cariri Cangaço foram, acompanhados pelo prefeito Emanuel Wilmeson e demais auxiliares a uma visita ao lendário casarão da fazenda Concórdia, de propriedade do coronel Manuel Gonçalves e em seguida foi servido um almoço festivo para todos os presentes. Ao evento estiveram presentes os Conselheiros Cariri Cangaço, Archimedes Marques, José Cícero Silva, João de Sousa Lima e Paulo Gastão, além de Jorge Remigio, Jair Tavares, Joaquim Furtado, Padre Agostinho, Elane Marques, Heldemar Garcia, Tomaz Cisne, Ezequias Aguiar, dentre muitos outros pesquisadores da temática.

Manoel Severo - Curador
Cariri Cangaço Parahyba 2014
Lastro, PB

Nenhum comentário: