Os Viriatos Por:Sousa Neto

Marquinélio Tavares, Manoel Severo e Sousa Neto

No meu modesto trabalho sobre "José Inácio, o Barro e o cangaceirismo no sul do Ceará" assim escrevi: “O cangaceirismo chegou ao Barro ainda no período do Brasil Império, a partir da segunda metade do século XVIII com “OS VIRIATOS” liderados por José Vicente Viriato, no povoado de Boa Esperança, hoje Iara no município do Barro, organizavam grupos de bandoleiros e aterrorizavam essa e outras comarcas de estados vizinhos. Assaltavam, saqueavam e extorquiam famílias mais abastadas da região do oeste paraibano e do Rio Grande do Norte, de Icó e Lavras no Ceará”.


Na esplêndida entrevista dos representantes do GPEC (Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço) Narciso Dias e Jorge Remígio referendaram o que publiquei. É fato que a grande maioria do povo nordestino e do Brasil desconhece esse episódio e acham que o movimento em destaque começa e termina com Lampião. É verdade que Lampião se tornou celebre e hoje é a figura mais biografada na América Latina, mas há décadas antes de seu nascimento, O CANGAÇO já era praticado no sertão do nordeste.Para ilustrar o meu enunciado vos apresento uma matéria jornalística de 1877. Um abraço a todos!

Sousa Neto
Pesquisador e escritor
Conselheiro Cariri Cangaço

4 comentários:

Anônimo disse...

CARO SOUSA NETO, ESSES VIRIATOS, TAMBÉM ANDARAM POR AQUI E ISSO AINDA NO IMPÉRIO, POR VOLTA DE 1880, POIS LIGADOS POR LAÇOS FAMILIARES COM O CEL. JOÃO THOMAZ NOBRE (ORIUNDO DA PARAÍBA) GENITOR DO NOSSO 5º VIGÁRIO COLADO PADRE FÉLIX, QUE ASSINAVA FÉLIX AURÉLIO ARNAUD FORMIGA E QUE APÓS ALGUMAS ESTREPOLIAS DOS SEUS PARENTES (OS VIRIATOS) AQUI EM MISSÃO NOVA, ONDE SAQUEARAM A CASA DE UM RICO CIDADÃO POR NOME JOAQUIM IGNÁCIO, E QUE A PARTIR DAÍ O RESPEITÁVEL VIGÁRIO DEIXOU DE ASSINAR COM O SOBRENOME FORMIGA.

Jeovaci disse...

Boa tarde amigo,
No livro república dá estrela tem relatos de combate com o grupo do coronel Zuza Lacerda x viriatos, nas divisas Paraíba/Ceará, próximo a Conceição-PB.

Ricardo Cezar Teixeira disse...

Boa noite, o padre Félix criou meu 3º. Avô Galdino Jusselino Viriato Formiga, e mais 3 irmãos, que ficarão órfãos, mas não tem nada a ver com o cangaço, é uma outra saga ... , eram netos do Vicente Nobre, ja encontrei algumas informaçoes sobre estes cangaçeiros viriatos, mas nenhuma me diz qual o motivo que levou esta família a virarem cangaçeiros, o vicente, sei que inclusive junto com um filho padre, o padre Nobre, participaram ativamente da revolução de 1817, do frei caneca em Recife, tendo o padre nobre um papel de destaque, nesta revolução articulada por padres ligados ao seminário de Olinda, cujo principal objetivo era formar padres politizados para divulgar idéias libertárias pelos interiores, o Vicente meu Avõ foi preso justo com meu tio padre Nobre, pela guarda do Império, e foram levados a pés para paraíba, onde ao chegarem foram presos, provavelmente tiveram seus béns confiscados, e não sei o desdobramento disto, talvez tenha a ver com o cangaço, não sei ainda, alguém saberia o motivo que levou uma família tradicional, e rica ao cangaço?

CésarAlmeida disse...

Ricardo, também sou descendente do Vicente (Nobre era o sobrenome da mãe, mas o nome correto dele era Vicente José Viriato Formiga). Ele era meu hepta-avô.
Consta que ele comprou do governo cearense terras no atual município do Barro. No entanto, anos depois, quando os filhos foram tomar posse do local, havia um tenente do exército cearense ocupando as terras. Não tendo êxito com o governo para retirar o tenente Lisboa do local, partiram para resolver a questão eles mesmos, resultando na morte do militar.
Com isso, os filhos do Vicente José, chefiados por José Vicente Viriato Formiga, passaram a ser foragidos da lei, formando o grupo dos Viriatos.
José Vicente era tio do seu antepassado Galdino.