Canhoto da Paraíba no Cariri Cangaço Princesa 2015 !

Chico Soares, o "Canhoto da Paraíba"
Francisco Soares de Araújo ou Canhoto da Paraíba, nasceu em Princesa Isabel em 19 de Março de 1926. Era canhoto, tocava com o violão invertido, mas sem inverter as cordas, pois precisava compartilhar o mesmo violão com seus irmãos, destros. Embora fosse filho de pai violonista, não teve a oportunidade de aprender com ele exatamente por ser canhoto. Canhoto aprendeu a tocar sozinho.
Canhoto compôs choros com um "agradável sabor nordestino". Conta a lenda que ao ver Canhoto tocar pela primeira vez, Radamés Gnattali ficou tão impressionado que teria gritado um palavrão e jogado seu copo de cerveja para o teto e que o dono da casa, ninguém menos que Jacob do Bandolim, nunca teria apagado a mancha do teto para lembrar o momento . Reverenciado por Baden Powell; Canhoto produziu pela extinta gravadora Rozenblit, o disco "Único amor", que, recentemente, foi relançado em  CD.
Com uma incrivel sensibilidade aguçada, canhoto escolheu para acompanhá-lo na obra, Henrique Annes, violonista de formação erudita que, mais tarde, viria a se tornar um dos maiores violonistas brasileiros. Já o produtor musical do disco foi Nelson Ferreira, grande maestro e arranjador de frevos. Outros discos de Canhoto da Paraíba foram: "Com Mais de Mil" (1997), produzido por Paulinho da Viola e "Pisando em brasa" (1993), que contou com as participações de Paulinho e do violonista Rafael Rabello. Junto com Paulinho da Viola, que produziu seu disco "O Violão Brasileiro Tocado pelo Avesso"  percorreu o Brasil no Projeto Pixinguinha, divulgando o choro, um verdadeiro patrimonio nacional.
Conheça a Arte e o Talento de Canhoto...

Fonte: Youtube

Apesar de paraibano, foi agraciado com o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco  e em 1998 sofreu um acidente vascular cerebral que o deixou com o lado esquerdo do corpo paralisado, ficando assim impossibilitado de prosseguir com sua carreira e, em 2008, após enfarto morreu aos 82 ano na cidade de Paulista.
Fonte: Wikipedia


O Cariri Cangaço homenageia 
Canhoto da Paraíba no dia 
em que se comemora seu aniversário, 
na Abertura do Cariri Cangaço Princesa 2015 !

Nenhum comentário: