Padre Ibiapina em Crato Por: Armando Rafael

Padre Ibiapina

Em agosto próximo deverá acontecer, na cidade de Crato, um simpósio comemorativo aos 150 da passagem do Padre Ibiapina pelo vale do Cariri. O evento será promovido pela Diocese de Crato/URCA/Universidade Federal do Cariri–UFCA, em parceria com as secretarias de cultura das Prefeituras de Crato/Barbalha e Missão Velha. O Cariri muito deve à ação do Padre Ibiapina.
Cearense de Sobral, o Pe. José Antônio Pereira Ibiapina, teve um carreira brilhante como advogado, delegado de Polícia, Deputado Federal. Largou tudo isso com mais de 50 anos para ser ordenado sacerdote e  começar um imenso trabalho missionário, percorrendo mais de 600 km pelos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Sempre de batina, a pé ou a cavalo, pregava, aconselhava e levava o conforto por meio da palavra para o povo sofrido do sertão nordestino. Organizou missões, construiu capelas, igrejas, açudes, cacimbas, poços, cemitérios, hospitais e chegou a fundar mais de vinte Casas de Caridade para moças órfãs carentes, onde elas recebiam educação religiosa e moral, aprendiam a ler, escrever e trabalhos domésticos, além de terem assistência à saúde.
Sobre o Padre Ibiapina assim se expressou Gilberto Freyre, no prefácio do livro de Celso Mariz, “Ibiapina, um apóstolo do Nordeste”, 1980: [...] Ibiapina foi realmente uma enorme força moral a serviço da Igreja e do Brasil. [...] exemplos como o do padre Ibiapina – que,  sozinho, fundou e organizou vinte casas de caridade nos sertões do Nordeste – se impõem aos brasileiros como grandes valores morais. [...]
Armando Rafael - Crato, Ceará
Fonte:http://blogdocrato.blogspot.com.br/


E em Março...

Nenhum comentário: