O Velho Guerreiro Por:Marcos Dasmaceno

Paulo Gastão ao lado de Ingrid Alidiane e Mabell Sales, no Cariri Cangaço

Paulo Gastão, figura lendária da pesquisa do Brasil rural, da história do povo. Notável e relevante pesquisador da história do Cangaço; um dos ícones.
Indiscutivelmente, um monumental homem da pesquisa. Sua história é rica e longa, com larga lista de serviços prestados à sociedade. Uma trajetória incansável, desafiadora. Um missionário; todo missionário é um predestinado. Um iluminado. A história da pesquisa do Cangaço se confunde com sua história de pesquisador. Ele é uma legenda.
Construtor histórico. E, o mais admirável é que está sempre realizando novos projetos. Não aceita a imposição da vida, da natureza, de que idoso é - inevitavelmente - sinônimo de fragilidade, invalidez e sedentarismo. Está em pleno movimento e atuação, e a todo vapor. Vive a vida com a mesma intensidade de um jovem. Espiritualmente ele é um jovem. O vigor dele é admirável.

Paulo Gastão e a família Cariri Cangaço em Juazeiro do Norte
Paulo Gastão é um homem de causa. Um homem de história. Um homem de compromisso. Um homem de convicção. Atuante e exemplar. Exemplo de vida. Uma escola. Para nós, ele é uma escola. Essa figura mítica faz parte de nossas vidas, e fazemos parte da vida dele. Nossa grande bandeira; nosso mestre.
Ele não é uma pessoa; é uma plataforma, uma marca. Ele é único, incomparável e insubstituível. Vou além: pesquisador da magnitude dele, está em extinção. Não se pode considerar PAULO GASTÃO sem lhe reconhecer a experiência, a contribuição, a história.
Ele não é folha seca, que qualquer vento carrega. Ele é tronco de jatobá em beira de riacho, que suporta a força de qualquer enchente devastadora. Tronco bem enraizado e plantado no terreno de Deus.
Marcos Damasceno, pesquisador e escritor
Teresina - PI

E vem aí...

Um comentário:

José Sabino Bassetti disse...

Olá pessoal.

Paulo Gastão, além de ser um pesquisador atualizado, quando consultado está sempre pronto para esclarecer as dúvidas. Isso. Além de ser um excelente companheiro.

Abraço

Sabino Bassetti