Nazarenos e a Festa de Encerramento do Cariri Cangaço Princesa 2015


A espetacular Vila de Nazaré do Pico, distrito de Floresta, no estado de Pernambuco foi a responsável pelo acolhimento do encerramento do Cariri Cangaço Princesa 2015. Depois das visitas à Fazenda Jenipapo e ao Poço do Negro, a Caravana  Cariri Cangaço aportava na mais famosa vila do sertão nordestino, quando se fala em cangaço; a terra dos Nazarenos. 

A capela de Nazaré do Pico ficou pequena para a acolhida de encerramento do Cariri Cangaço Princesa 2015. A chuva fina e o céu de um azul belíssimo das 17 horas pareciam reverenciar aquele momento histórico. "Nazaré vive um momento histórico, enfim estamos testemunhando um ato que começa a resgatar o histórico valor desse povo" fala Ângelo Osmiro; pesquisador e escritor, presidente do GECC. 

 Manoel Severo no encerramento do Cariri Cangaço em Nazaré do Pico
 
 Netinho Flor, anfitrião do Cariri Cangaço em Nazaré
Amanda Feitosa, secretária de educação e cultura de Floresta

A abertura do evento ficou a cargo do curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo que ressaltou a grande "emoção de estar pisando o solo sagrado de Nazaré" concluindo: "É nosso desejo que a partir de hoje possamos, juntos, de forma efetiva concretizar o sonho de termos aqui em Nazaré o Museu das Volantes, resgatando uma dívida histórica de todo o Brasil com esses homens que se notabilizaram pela coragem, valentia e defesa da honra do povo do sertão; aqui nos sentimos em casa, aqui sempre somos acolhidos com carinho e respeito e saibam que sempre poderão contar com o Cariri Cangaço".

Hildebrando Neto; Netinho Flor; um de nossos anfitriões revelou a satisfação da realização do Cariri Cangaço em Nazaré: "Grande Severo, nós ficamos extremamente felizes com a presença de vocês na nossa querida terrinha. Nazaré estará sempre de portas abertas para receber a família Cariri Cangaço, e tem mais: João Lucas não se cansa de olhar  o Título que recebeu, muito obrigado ao Cariri Cangaço de coração, contem conosco sempre"!


 Ulisses Ferraz e Aderbal Nogueira
 Angelo Osmiro e Cristina Amaral Lira
 Amanda Feitosa Goiana e João Lucas de Souza Ferraz Nogueira

Cristina Amaral Lira, filha de um dos mais destacados combatentes Nazarenos; tenente João Gomes de Lira, também disse da emoção do momento: "Não tenho palavras para dizer de minha imensa emoção, muito obrigado ao Cariri Cangaço por esse momento. Meu pai sem dúvidas, de onde estiver, esta muito feliz".

Ainda dentro da programação de encerramento o Conselho Curador do Cariri Cangaço outorgou Títulos de Amigo do Cariri Cangaço às personalidades locais, representando as famílias nazarenas: Ulisses Ferraz e Cristina Amaral Lira, e num momento mais que especial ao pequeno João Lucas de Souza Ferraz Nogueira, de apenas 4 anos;filho de Netinho Flor e Nanci, representando as novas gerações de Nazarenos. 


Julio Cesar Nogueira, Wescley Rodrigues, Sousa Neto, Rostand Medeiros e Manoel Severo
Caravana Cariri Cangaço e a Festa em Nazaré
 
 Pedro Barbosa, Manoel Severo e Rubelvan Lira
 Gilson Nazaré e Manoel Severo
Geraldo Ferraz, Roberto Soares, Manoel Severo e Cristina Amaral Lira
Amanda Feitosa Goiana e Manoel Severo

Ao final a Caravana Cariri Cangaço foi recepcionada com um autêntico "manjar sertanejo da gôta serena..." na residência de Netinho Flor e Nanci, com direito a "Umbuzada" e um Festival de Tapiocas que acabou fazendo do encerramento do Cariri Cangaço uma grande festa de alma verdadeiramente nordestina.

Cariri Cangaço Princesa 
21 de Março de 2015
Nazaré do Pico - Floresta, Pernambuco

Nenhum comentário: