Noite de Luxo na Abertura do Cariri Cangaço Piranhas 2015

Mesa de Abertura do Cariri Cangaço Piranhas 2015

Uma grande noite de festa marcou a abertura da Semana do Cangaço com o Cariri Cangaço Piranhas 2015 na noite deste sábado, 25 de julho. O Centro Cultural Miguel Arcanjo ficou pequeno para a espetacular presença do publico, vindo de todo o Brasil para prestigiar uma dos maiores edições do Cariri Cangaço. 

O evento teve seu inicio com a apresentação da Orquestra Filarmônica Mestre Elísio, da cidade de Piranhas para logo em seguida ter sua mesa formada pelo Prefeito Municipal Manoel Brasiliano de Santana, pelo Curador do Cariri Cangaço Manoel Severo Barbosa, pela secretária de cultura do estado de Alagoas, Mellina Freitas, representando também o Governador do Estado de Alagoas, Renan Filho; pelo Deputado Estadual Inácio Loiola, pela secretária de cultura e turismo do município, Patrícia Brasil, pelo representante da Câmara Municipal, vereador Antonio Bráulio e do representante da Comissão Organizadora, Archimedes Marques.

 Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço e Deputado Inácio de Loiola na noite de abertura em Piranhas.

Em suas palavras iniciais a anfitriã da noite, Secretária Patrícia Brasil Rodrigues disse da grande honra em receber o Cariri Cangaço dentro da semana do Cangaço em Piranhas e a grande felicidade de está acolhendo "pesquisadores de todos os lugares do Brasil, tornando o evento na maior festa cultural da temática cangaço, da região"

Para o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, “mais uma vez temos a oportunidade de testemunhar uma demonstração inequívoca da forca da memória, história e tradição de nosso nordeste. Este auditório completamente lotado por verdadeiros apaixonados pelo sertão nos diz de forma segura que estamos no caminho certo, no fomento de debates lúcidos e acima de tudo responsáveis, na direção do fortalecimento da verdade histórica deste que sem duvidas se traduz como o mais significativo fenômeno nordestino. Meu coração se enche de felicidade pois vejo aqui amigos de todos os lugares do pais, numa demonstração da força da integração de toda uma nação, além da presença marcante e honrosa da família Piranhense, isso não tem preço...”

Secretária de Turismo e Cultura de Piranhas, Patricia Brasil Rodrigues 

Mellina Freitas, Secretária de Cultura de Alagoas, representando o Governador do Estado.

Mellina Freitas, ex-prefeita de Piranhas e atual Secretária de Cultura de Alagoas, na solenidade também representando o Governador do Estado, ressaltou a "espetacular iniciativa do Cariri Cangaço, fomentando e construindo bases sólidas para a perpetuação da cultura do sertão" e complementou, "conseguimos sentir que aqui temos uma verdadeira família".

Ainda dentro da programação de abertura foram entregues Diplomas de Amigo do Cariri Cangaço pela realização da terceira edição do Cariri Cangaço em Piranhas às autoridades presentes. Receberam a honraria o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Desembargador Washington Damasceno Freitas, representado por sua filha, Mellina Freitas; o Prefeito Municipal Manoel Brasiliano de Santana, a secretária de cultura do estado de Alagoas, Mellina Freitas, o Deputado Estadual Inácio Loiola, a secretária de cultura e turismo do município, Patrícia Brasil e um  dos Organizadores do evento, Celsinho Rodrigues.

 Prefeito Manoel entrega o Diploma a Mellina Freitas
Deputado Inacio Loiola entrega Diploma a Secretária Patrícia Brasil Rodrigues

Mellina Freitas recebe de Manoel Severo Diploma do Desembargador Washington Freitas

Para o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, "as presentes homenagens representam a sincera gratidão de todos os que fazem o Cariri Cangaço, a estes homens e mulheres, que dentro de sua atividades se notabilizam pela defesa intransigente das coisas do sertão. 

 Celsinho Rodrigues recebe das mãos de sua esposa, Patrícia Brasil Rodrigues
 Archimedes Marques passa as mãos do Deputado Inácio Loiola
Vereador Antônio Bráulio entrega Diploma ao prefeito Manoel Brasiliano

O Cariri Cangaço Piranhas 2015 ainda haveria de homenagear com a Placa de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados a cultura nordestina a várias personalidades do universo da pesquisa e estudo do cangaço. Tendo a frente o Conselheiro Cariri Cangaço, Ivanildo Silveiro e o pesquisador Rostand Medeiros, receberam a honraria: Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço; os pesquisadores; de Barro, Sousa Neto; de Paulo Afonso, Luiz Ruben; de Cajazeiras, Professor Francisco Pereira e de Nazaré do Pico, Netinho Flor.

Manoel Severo recebe placa das mãos de Rostand Medeiros e Ivanildo Silveira

Sousa Neto recebe de Patrícia Brasil Rodrigues
Luiz Ruben recebe de Patricia Brasil Rodrigues
Amélia Araujo representando Netinho Flor recebe de Ivanildo Silveira

Ainda dentro da Programação Solene da noite o pesquisador, escritor e artista plástico sergipano Archimedes Marques homenageou um dos convidados especiais do Cariri Cangaço Piranhas 2015, Paulo Britto, com uma escultura em papel machê do grande comandante das volantes que deram cabo de Lampião na grota de Angico, seu pai, tenente João Bezerra. 

 Paulo Britto, filho do tenente João Bezerra e a homenagem de Archimedes Marques

Depois do momento solene de abertura do Cariri Cangaço Piranhas 2015, para um auditório totalmente tomado de pesquisadores de todo o Brasil, representantes de vários grupos de estudos, universidades, curiosos e sobretudo a sociedade piranhense, houve a conferencia de abertura com a palestra: Piranhas e sua Historia, sob a responsabilidade do pesquisador e deputado estadual Inácio Loiola. 

As origens de Piranhas, até os dias atuais, passando por todos os significativos acontecimentos perpetuados na "lapinha do sertão" foram pouco a pouco sendo desnudados em brilhante conferência pelo pesquisador Inácio Loiola. "A presença do cangaço foi tão forte aqui em Piranhas que chegou a colocar em segundo plano na história, a visita do imperador Dom Pedro II" , ressalta Inácio.

Deputado Inácio Loiola em "Piranhas e sua História"


Auditório do Centro Cultural Miguel Arcanjo totalmente lotado na noite de Abertura do Cariri Cangaço Piranhas 2015.

Durante mais de uma hora os convidados da noite foram presenteados por uma conferência que proporcionou a todos, conhecer mais de perto a história e os principais acontecimentos que marcaram  a vida de Piranhas. Ao final da noite os convidados participaram ainda de show de forró na Feira do Cangaço, no centro histórico de Piranhas, onde também puderam entrar em contato com os principais pesquisadores e escritores da temática que realizavam exposição de suas obras, como também como o mais autentico artesanato local e comidas típicas da região. 


Cariri Cangaço Piranhas 2015
Piranhas, 25 de Julho 
Centro Cultural Miguel Arcanjo

Nenhum comentário: