Sucesso do IV Congresso Nacional do Cangaço Por:Adriana Rosado

Espetacular IV Congresso Nacional do Cangaço

O IV Congresso Nacional do Cangaço realizado de 27 a 30 de outubro, superou as expectativas dos organizadores e da SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço). O Congresso aconteceu no campus do IFPI de São Raimundo Nonato, em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, SEBRAE e Diocese de São Raimundo Nonato, Assembleia Legislativa, IFPI, UESPI e UNIVASF.

A Secretária Municipal de Cultura Damiana Crivellare, que representou o Prefeito Avelar Ferreira, esteve presente durante todo o evento, em nome da Prefeitura Municipal de São Raimundo, que deu total apoio, destacando a importância cultural deste Congresso para nossa cidade. Benedito Mendes, Presidente da SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço), falou do sucesso do IV Congresso e destacou a diversidade temática debatida. “Foi uma decisão acertada quando nós membros da SBEC escolhemos a cidade de São Raimundo Nonato para sediar este congresso. Estou muito feliz com os resultados e com esta equipe organizadora deste congresso, São Raimundo Nonato está de parabéns”, ressaltou.


Neli Conceição, filha dos ex-cangaceiros Moreno e Durvinha

Para Jairo Luiz, turismólogo ,"o Congresso foi muito bom, São Raimundo Nonato está de parabéns em ter trazido este congresso, está de parabéns toda a comissão organizadora. “A realização deste evento não só trouxe novas experiências para São Raimundo Nonato como também apresentou o potencial turístico desta região para representações de vários estados brasileiros que conheceram de perto esta preciosidade que vocês têm aqui em São Raimundo Nonato”, destacou Jairo Luiz. 

O evento foi muito bem sucedido nesses três dias de Congresso conseguimos reunir renomados pesquisadores do Brasil inteiro que discutiram os mais variados aspectos do cangaço, mas sempre focando a Caatinga que é um bioma genuinamente brasileiro, e chamando a atenção da sociedade para a sua preservação e para a sua riqueza científica e cultural do semiárido brasileiro. 

Presidente da SBEC, Benedito Vasconcelos
Wilson Seraine, pesquisador de Luiz Gonzaga

O Encerramento do evento foi marcado com uma palestra sobre o Bioma Caatinga e a necessidade de sua preservação, teve como palestrante José Alves de Siqueira, colegiado em Ciências Biológicas e Diretor Executivo do Centro de Referências para recuperação de áreas degradadas da Caatinga – Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF.


Fonte: ASCOM PMSRN
Maiores informações:http://congressonacionaldocangaco.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: