Cariri Cangaço...Floresta 2016 Por:Jorge Remigio

 Amelia, Jorge Remígio, Manoel Serafim, Aninha Ferraz, Narciso Dias e Manoel Severo em Floresta

Ir até Floresta no primeiro Cariri Cangaço em solo pernambucano, é como retroceder no tempo, indo até a gênese do cangaço lampiônico. É ir até à casa dos perseguidores contumazes do terror do sertão. Os famosos Nazarenos. A região que circunda a cidade de Floresta, foi palco de importantes episódios na história do cangaço. Fatos que precedem o cangaço de Lampião, como os embates de Cassimiro Honório e José de Souza na região do Navio. Cangaceiros de honra. 

Região onde atuou Horácio Cavalcanti de Albuquerque, conhecido como Horácio Novais. Em um primeiro momento fazendo um cangaço de honra, de vindicta. Porém, no curso do seu cangaço, passa a adotar outras atitudes. Abandona os objetivos iniciais e faz a transtipicidade para um cangaço de 'negócio''', de meio de vida, aliando-se várias vezes ao grupo de Lampião, causando transtorno à sua importante família. 


Região onde atuou o grupo dos Cablocos ou Pequenos, de atuação também do cangaceiro Antônio Germano e também dos irmãos Marinheiro. Então , Floresta é um complexo que envolve fatos retumbantes na história do cangaço, locais emblemáticos e de importância tamanha para nossos estudos e o principal que foram às pessoas dessa região que se envolveram de alguma forma nesse fenômeno chamado cangaço. Quem viver verá!

Então que venha o Cariri Cangaço Floresta em Maio de 2016!

Jorge Remígio
Pesquisador, Conselheiro Cariri Cangaço

4 comentários:

Jeovaci disse...

Boa tarde.
Gostaria de informações para participar desse evento.

Sou Jeovaci oliveira.
Email: Jeovacioliveira@gmail.com
Cel.Tim. (83)999279343
Itaporanga, Paraíba.

CARIRI CANGAÇO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CARIRI CANGAÇO disse...

Caro Jeovaci, seja bem vindo, todas as informações acompanhe aqui mesmo neste blog. Em breve estaremos divulgando todas as informações. Abraços

www.cariricangaco.com
facebook: Cangaceiros Cariri
Manoel Severo

Anônimo disse...

Nos aguarde, caro MANECO SEVERO, que a tropa de Mossoró está chegando ai (Kydelmir - Múcio Procópio e Camilo Lemos).
Kydelmir Dantas